Novo motor elétrico de aro já pode ser encomendado na França

Por: Redação -
16/10/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica

Em Breton, na França, Rémi Champeaux, da Hy- Generation, vem desenvolvendo um motor elétrico de aro desde 2016 e, agora, o mesmo está pronto para encomenda. Um motor de aro é assim chamado porque em vez de ter hélice e pás fixadas a um eixo central, as pás são fixadas na borda externa da carcaça do motor. A tecnologia é comumente usada em propulsores para manobrar grandes barcos em águas apertadas.

O conceito original da M. Champeaux levou o motor do aro um passo adiante. Nos primeiros protótipos, ele projetou as pás da hélice para serem autoajustáveis ​​para otimizar automaticamente o torque e o consumo de energia em diferentes velocidades. À medida que avançava, entretanto, ele decidiu deixar esse recurso de lado e desenvolver os elementos mais básicos do motor e apresentar o design engenhoso da lâmina em uma iteração futura.

Os dois primeiros motores elétricos de aro construídos pela Hy-Generation agora funcionam como um sistema de propulsão dupla em um barco em Breton, e a próxima etapa é oferecer esse modelo de motor ao público e começar a industrializar a produção.

Com uma potência nominal de 6kW (8 hp), o Rim6 foi projetado para barcos pequenos e leves e para manobrar veleiros em portos e marinas. A empresa também vê uma oportunidade de mercado específica em barcos de aluguel, porque o motor está sob a classificação de potência que exige que o operador tenha licença.

A carcaça do motor, ou ‘bico’, é feita de fibra de carbono e a tecnologia é um ímã permanente sem escova com uma tensão nominal de 48 volts. A altura do motor é de 630mm (25″), com diâmetro de 400mm (16″), profundidade de 200mm (8:) e o peso do sistema é de 12kg (26 libras).

LEIA MAIS 

>> Empresa sueca e BMW anunciam motor de popa a diesel

>> Números sobre importação de motores no Brasil confirmam reação nas vendas de barcos de lazer

>> Marca alemã comemora a impressionante marca de 100 mil motores elétricos fabricados

A Hy-Generation combinou o motor com uma bateria LiFePo (Lítio Ferro Fosfato) com um sistema de gerenciamento de bateria totalmente integrado e capacidade de 6,14 kW. A bateria pesa 37,5 kg (82 libras). Baterias extras podem ser adicionadas em paralelo para estender o alcance.

Existem três opções de carregamento: o sistema standard (650W) tem um tempo de carregamento de 7 horas e o sistema rápido pode recarregar uma única bateria em 2 horas.

Existem três acessórios disponíveis com o Rim6. Um é semelhante ao tipo de mecanismo comumente usado com motores elétricos de pesca, há uma configuração como um casco através do casco para veleiros ou usando uma configuração que estende o motor elétrico de aro para fora do barco para que possa ser montado como um propulsor lateral ou em um gio inclinado.

Por causa das várias opções de bateria e montagem, não há um preço definido para o Rim6. Você pode obter informações completas no site Hy-Generation . Os motores encomendados agora estarão prontos em 2021.

Por Amanda Ligório, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024