Motor de popa ou centro-rabeta. Qual escolher?

Por: Redação -
14/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

 

“Pretendo trocar minha lancha, de 19 pés, por uma de 22 pés. Sempre usei motor de popa, praticamente a única opção para as de 19 pés. Mas, quando comecei a procurar por uma maior, alguns estaleiros me ofereceram a opção de centro-rabeta. E agora?”

 

A escolha entre um tipo e outro de motor é realmente difícil. Os de popa custam cerca de 30% a menos e são mais fáceis e baratos de manter, já que existe no país mais mecânicos especializados nesse tipo de motor. Além disso, como ficam do lado de fora do casco, não ocupam espaço a bordo, se comparado com a mesma lança equipada com motor de centro-rabeta — razão pela qual barcos para pesca geralmente só usam motores de popa. Outra vantagem dos propulsores de popa é a possibilidade de navegar em águas rasas, pois podem ser erguidos, o que não já não acontece com os de centro-rabeta, que são fixos.

 

LEIA TAMBÉM

>> Estaleiro gaúcho Delta Yachts apresenta novo projeto de veleiro. Veja as fotos
>> Paris realizará sessão inédita de cinema flutuante no maior lago artificial da cidade
>> Conheça o impressionante helicóptero de guerra transformado em carro-anfíbio

 

Os motores de popa são mais leves, o que deixa o barco menos pesado, mais veloz e com ligeira vantagem no consumo. Já os motores de centro-rabeta também têm seus pontes fortes. O primeiro diz respeito a estética do barco: a lancha fica mais bonita com o motor embutido do que do exposto.

 

O segundo é o equilíbrio: como o motor de cetro-rabeta fica dentro do casco, melhora a estabilidade e a navegabilidade. Outra vantagem é que ela libera totalmente a plataforma de popa para os passageiros.

 

Por fim, os motores de centro-rabeta vêm com direção hidráulica servoassistida, como nos automóveis, recurso que a grande maioria dos motores de popa não possui.

 

Como se vê, os dois motores têm prós e contras e a escolha de um ou outro é muito mais pessoal do que técnica, exceto nas lanchas para pesca, em que o motor de popa leva vantagem prática.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após viajar pelo Brasil, casal de velejadores compartilha pontos de ancoragem seguros

    A experiência de compartilhar pontos de ancoragem nasceu da prática ao longo da costa nordeste brasileira. Conheça a história!

    Homem compartilha preparativos para dar volta ao mundo pedalando em terra e sobre a água

    Paul Spencer quer bater recorde mundial estabelecido em 2012 utilizando um barco movido a pedal e uma bicicleta

    Sucesso no RJ, projeto social "Velejando para o Futuro" chega a Brasília em fevereiro

    Iniciativa da CBVela leva crianças e adolescentes de 6 a 18 anos para imersão gratuita na vela, aliada à promoção da saúde física, mental e emocional

    Oito meses depois, praia do RJ ainda tem glitter do último Carnaval na areia

    Estudo aponta a presença desses resíduos como maior em dezembro de 2025 do que no período anterior à festa

    Um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo foi encontrado no Brasil

    Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina