Jovem desenvolve máquina capaz de sugar microplásticos dos oceanos

0
156
Foto: Reprodução

Tópico em alta entre os assuntos sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, a difusão do plástico pelos oceanos tem chamado muita atenção. Para combater esse problema, cientistas, designers, marcas e mais uma série de especialistas lançam estratégias para a retirada do material da água. A maior dificuldade está ligada aos microplásticos, que são partículas que se soltam dos objetos e são capazes de serem, até mesmo, ingeridas por animais e humanos.

Em 2019, no Google Science Fair, festival que recompensa engenheiros que apresentam soluções inovadoras para a natureza e para a ciência, o jovem irlandês Fionn Ferreira se destacou com um método de retirar os microplásticos dos oceanos. O projeto usa o óxido de ferro não tóxico para limpar os resíduos espalhados pela água, por meio de uma máquina que aspira partículas menores do que cinco milímetros. A estimativa é que a tecnologia sugue de 85% a 92% desses pequenos pedacinhos.

LEIA TAMBÉM
>>Passo a passo: veja a construção de um megaiate de alumínio da MCP Yachts
>>Concessionária Schaefer Yachts inaugura nova loja no litoral paulista
>>Velejador brasileiro é bicampeão Pan-Americano de Sunfish

Para o desenvolvimento da inovação, o cientista estudou 10 tipos diferentes de microplásticos. Nas análises, ele notou que o óxido de ferro funciona como um ímã para o material. Dessa forma, ele desenvolveu um aparelho que poderia ser usado na limpeza dos mares e, devido ao prêmio de 50 mil dólares recebido do Google Science Fair, o irlandês poderá retirar seu projeto do papel. A possibilidade de produção da máquina apresenta uma grande revolução na proteção ambiental e na recuperação dos recursos naturais.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.