Meteorologista

0
956

Engenheiro de telecomunicações , meteorologista e velejador . Este é o perfil de Gonzalo Infante, responsável pelo controle de operações da Volvo Ocean Race. Responsável por dar dicas preciosas aos velejadores e também por definir as melhores rotas, o especialista deverá ser um dos mais acionados durante a Volta ao Mundo, que começa em outubro.  O espanhol conhece bem os perigos que as tripulações terão de enfrentar ao longo do percurso de 38.739 milhas náuticas, cerca de 72.000 quilômetros.

Gonzalo Infante recorda da parte mais difícil que passou na edição passada. “Vivemos muitos momentos de crise em 2011-12, mas o que mais me lembro foi durante a etapa de Auckland para Itajaí , quando mais de 1.500 milhas náuticas da costa chilena, o Camper nos informou que a estrutura do barco estava com problemas. O pior é que o tempo estava ruim e não havia salvação por perto. Para piorar a situação, o único barco que poderia ajudar estava com uma delaminação no casco”

Sobre o novo modelo, Gonzalo Infante declara: “Nossa equipe  têm trabalhado duro para desenvolver as melhores ferramentas para rastreamento e telemetria, que nos permitirá continuar na evolução dos sistemas meteorológicos, ou seja, teremos algo parecido com uma corrida 2.0”.

 

Foto: IAN ROMAN/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.