Meninas do Brasil são campeãs da classe 49er FX em competição de vela na Espanha

Por: Redação -
08/04/2019
Foto: Pedro Martinez

Duas grandes competições e dois ouros para Martine Grael e Kahena Kunze em 2019. As campeãs olímpicas conquistaram neste sábado (6) o título da classe 49er FX no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. Foi a segunda vez que a dupla subiu no topo do pódio da tradicional competição espanhola, repetindo o feito de 2014. E é o segundo título nesta temporada, na sequência do primeiro lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing, em janeiro.

Além de Martine e Kahena, a Equipe Brasileira de Vela terminou no top 10 em outras três classes. Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram em sexto lugar (89 pontos perdidos). Na Finn, Jorge Zarif terminou em décimo (104 p.p.). Na RS:X feminina, a pernambucana Bruna Martinelli também ficou em décimo (155 p.p.).

Para Martine e Kahena, o ouro veio sem que fosse preciso entrar na água neste sábado. Com vento forte e o mar muito mexido na raia, a regata da medalha da classe 49er FX foi cancelada. As brasileiras terminaram com 64 pontos perdidos, depois de terem vencido quatro das 15 provas disputadas na fase de classificação. Ficaram bem à frente das adversárias mais próximas, as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech (81 p.p.) e as Charlotte Dobson e Saskia Tidey (82 p.p.).

LEIA TAMBÉM
>>Essor patrocina XVI Simpósio de Segurança do Navegador Amador
>> Intermarine registra princípio de incêndio em estaleiro
>> Estaleiro italiano cria nova linha de superiates em parceria com empresa inglesa

Nas demais classes com velejadores brasileiros, houve regata da medalha neste sábado. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a prova decisiva da 470 feminina em nono lugar, mesma colocação de Bruna Martinelli neste sábado, na RS:X feminina. Na Finn, Jorge Zarif ficou na sexta posição na regata final.

O Troféu Princesa Sofia abre o calendário europeu de competições de classes olímpicas e teve a participação de 22 velejadores brasileiros. O próximo grande compromisso do calendário é a etapa de Gênova (Itália) da Copa do Mundo da World Sailing, a partir do próximo dia 14.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança