Melhores veleiros

0
27431

Pelo 12º ano consecutivo, o salão náutico de Dusseldorf sedia a premiação dos melhores barcos europeus lançados durante um ano. Na noite da última segunda-feira, 19, o prêmio “European Yacht of the Year 2015” foi entregue aos melhores veleiros lançados na temporada europeia. Ao todo foram 25 indicados, em 5 categorias diferentes. Os barcos são testados durante duas semanas, em dois mares diferentes, por 11 publicações especializadas de 11 países europeus diferentes. Com os resultados dos testes o júri decide os merecedores do prêmio de grande prestígio. Entre as categorias há uma estreante, a “Bluewater Cruisers” que elegeu o melhor veleiro para cruzeiros oceânicos de longa duração. Já entre os premiados, apenas um conhecido do mercado brasileiro. Confira os campeões deste ano:

Categoria Family Cruiser (veleiro de cruzeiro para a família): o veleiro Bavaria Cruiser 46 (foto), do estaleiro alemão Bavaria Yachts, foi eleito o melhor barco a vela para passeios com a família. Segundo o júri, este é o veleiro mais sofisticado da categoria. O modelo está confirmado para o Rio Boat Show 2015 e promete fazer sucesso também entre os brasileiros. Os outros indicados da categoria eram: Dufour 310 Grand, Jeanneau Sun Odyssey 349 (teste da edição de Janeiro de NÁUTICA), Open Nautitech 40 e RM 890.

Categoria Performance Cruiser (veleiro de cruzeiro rápido): o título ficou com o francês JPK 10.80. O estaleiro JPK é especializado em veleiros de alto desempenho e seu modelo de 35 pés superou outros quatro indicados, Corsair Cruze 970, Dehler 46, Jeanneau Sun Fast 360 e Mylius 50.

Categoria Luxury Cruiser (cruzeiro de luxo): o carro chefe do estaleiro francês Centurion, o Wauquiez Centurion 57, se destacou pelo layout clean e o acabamento primoroso, a teca, que cobre todo o convés, é outro ponto alto do modelo de 57 pés. Os veleiros Euphoria 54, Italia 15,98, DS 54 Moody e X-Yachts Xc-35 também concorrem ao prêmio.

Categoria Special Yachts (barco especial): o preferido dos jurados foi o Avanced A 44, produzido pelo estaleiro italiano Advanced Yachts. O modelo era o favorito entre os jurados e ganhou o prêmio por unir dois mundos diferentes em apenas uma embarcação. Segundo os jurados, o barco pode ser usado para passeios e pernoites de fins de semana com sua cabine luxuosa e velejadas solitárias com alto desempenho. O modelo italiano desbancou os concorrentes Astus 24, Pogo 3, Pointer 25 e Saffier SE 33.

Categoria Bluewater (cruzeiro oceânico): o veleiro Bóreal 52 foi o primeiro vencedor da categoria que estreou este ano. Concebido pelo estaleiro francês Bóreal Yachts para navegação em condições extremas, o barco ainda tem quilha retrátil e pode ser ancorado na praia.

O júri ainda ainda vai premiar os melhores barcos europeus a motor. Os vencedores também serão revelados durante o salão náutico de Dusseldorf que termina neste domingo, dia 25.

Foto: Divulgação/Bavaria Yachts

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Schaefer 660