Melhores do mundo

Por: Redação -
26/01/2015

Atuais campeãs mundiais, líderes do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf) na classe 49erFX e eleitas as melhores velejadoras do mundo no ano passado, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze começam a temporada 2015 hoje, quando terá início a segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, em Miami.

A competição, que vai até o dia 31 de janeiro, será disputada na região de Biscayne Bay, considerada uma das raias mais difíceis para a classe 49erFX, e contará com a participação dos melhores velejadores do mundo. Apesar do alto nível de exigência das regatas, Martine e Kahena guardam ótimas lembranças do local: em 2013 foram campeãs e no ano passado terminaram a etapa na quarta colocação.

“As expectativas são muito boas para essa competição. Aqui é um lugar bem legal de se velejar. Vencemos em 2013, foi a nossa primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo. Há pouco mais de uma semana participamos de um campeonato preparatório e terminamos em primeiro. Isso dá ainda mais confiança”, diz Kahena Kunze, referindo-se ao Miami MidWinters, torneio preparatório vencido pelas brasileiras na última segunda-feira.

A dupla de velejadoras, que em dezembro venceu o Prêmio Brasil Olímpico na categoria feminino, não teve muito tempo para comemorar e desde então vem treinando forte para encarar os novos desafios de 2015. Elas fizeram uma preparação intensiva no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, e chegaram a Miami no dia 13 de janeiro, para se acostumar com as condições de vento e maré do local. Após uma temporada fantástica em 2014, Martine e Kahena começam o ano confiantes e focadas para manter o alto nível de rendimento e buscar ainda mais títulos.

“Nós procuramos melhorar sempre para buscar nossos objetivos. Temos adversárias em excelente nível e por isso precisamos trabalhar sempre mais e manter o foco em cada competição”, avalia Martine Grael.

No ano passado, a dupla brasileira reinou absoluta na classe 49erFX e conquistou nada menos do que seis títulos. Além do Mundial, disputado em Santander, na Espanha, Martine e Kahena também venceram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para os Jogos Olímpicos.

Foto: Walter Cooper/US Sailing Photos -Arquivo

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio