Melhor em tudo

0
3136

Disponível apenas nos modelos de alta potência, V6 de 200 a 300 hp, os novíssimos motores coloridos da Evinrude, mostrados pela primeira vez na cidade de Milwaukee, no norte dos Estados Unidos, trazem inovações, tecnológicas importantes, que mudarão para sempre o concorrido e até agora pacato segmento dos motores de popa. Totalmente novos, “os E-Tec da geração 2 não tem nada em comum com a geração antiga, nem mesmo um parafuso”, revela o engenheiro Ednilson Beneli, responsável pela área técnica da BRP na América Latina, empresa da qual a Evinrude faz parte, junto com os jets Sea-Doo.

Desenvolvidos para proporcionar baixíssimo índice de manutenção, os novos motores da Evinrude têm cinco anos de garantia, ou 500 horas, o que vier primeiro. A primeira geração, lançada em 2003 tem três anos de garantia ou 300 horas de uso. Além da garantia mais longa do mercado, os novos motores E-Tec, de acordo com a Evinrude, são 15% mais econômicos e têm 20% a mais de torque e potência que seus concorrentes diretos. Detalhe: os E-Tec G2 também são motores dois tempos com injeção direta de combustível, mas muito mais desenvolvidos que a geração anterior, razão pela qual poluem 75% menos e são os motores “mais limpos” do mercado, mesmo em relação aos quatro tempos, segundo a fábrica.

Outro ponto revolucionário nos novos E-Tec, além das tampas e apliques coloridos, que possibilitam fazer até 400 combinações diferentes, é o sistema de direção hidráulica servo assistida já embutida no motor. Por isto é pelo comando de aceleração eletrônico a instalação é muito simples, feita apenas por cabos elétricos.

Texto e fotos: Marcio Dottori

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.