Meio jet meio kart, o WoKart é um barquinho para quem procura velocidade, adrenalina e muita diversão

0
4937

Eis um daqueles típicos barcos fora do convencional. A começar pelo nome: WoKart, junção do vocábulo alemão “wo” (onde) com o inglês kart. Os alemães adoram juntar várias palavras sem qualquer relação entre si, criando uma expressão nova. No caso, a junção resultou em “um kart na água”. Essa é a proposta do fabricante: reunir a emoção de pilotar, ao mesmo tempo, um jet e um kart. Projetado na Suíça, país em que a língua alemã é falada por 64% da população (daí o “wo” do nome), o WoKart — ou Go Kart, em inglês — é uma mistura apimentada dos dois veículos de alto desempenho, embora seu design — sem maiores ousadias — lembre mais o de um prosaico pedalinho.

O que mais chama atenção nesse barquinho é o equilíbrio e a estabilidade, meticulosamente calculados para garantir agilidade e ousadia nas manobras. Parece incrível, mas o jet-kart, mesmo sendo um catamarã, consegue fazer curvas fechadas sem que o piloto precise aliviar na aceleração. Parte do segredo para isso está na posição do motor, um típico popa instalado não atrás, mas quase no centro da embarcação, recurso usado pelos projetistas de carros superesportivos. A posição, digamos, heterodoxa do motor de popa atua também para a absorção dos solavancos, preservando o corpo do piloto de impactos. Também é se de imaginar que o “brinquedo” voe dentro d’água, certo? Ele não decepciona. Equipado com um motor de 70 hp, o WoKart promete atingir os 40 nós. O preço? Na faixa de 20 mil euros.

Por trás da sua criação está o projetista Albert Nazarov, da Nazarov Yacht Design, conhecido também pelo desenho do veleiro Kavalier 800, de 24 pés. Com o WoKart, ele se propôs a oferecer veículo para apaixonados por velocidade e adrenalina, seja em corridas ou simplesmente em passeios rápidos. Passar algum tempo em seu volante (que assim como os demais controles são inspirados em carros esportivos) é como estar numa pista de corrida. É pura adrenalina.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones