Megaiate holandês de 203 pés é do brasileiro Jorge Paulo Lemann, revela site britânico

0
5467

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Muito antes de atingir o topo e despontar na mídia como o bilionário nº 1 do Brasil (fortuna estimada em 25 bilhões de dólares), o empresário Jorge Paulo Lemann, que raramente dá entrevistas, apareceu nas páginas da revista NÁUTICA praticando seu esporte favorito: a caça submarina.

Sim, o megainvestidor também é um homem do mar. Sem ostentação e sempre em petit comitê — como convém ao comandante da 3G Capital, controladora do maior conglomerado de cervejas do planeta (AB Inbev), da rede Burger King e da indústria alimentícia Kraft Heinz, além de companhias internacionais de ferrovias, construção civil e lojas de departamento) — ele costuma navegar sempre que possível, seja em barcos de amigos ou alugados pelo sistema de charter.

Bem, pelo menos foi assim até o início deste ano, pois desde julho de 2020 — segundo o jornalista Aaron Carpenter, colunista e editor de notícias da revista de negócios Bailiwick Express, da Ilha de Guernsey, no Canal de Mancha — João Paulo Lemann é o dono do iate Seaxplorer 62 Anawa, de 62 metros (cerca de 203 pés).

“Um banqueiro de investimento brasileiro com fortuna avaliada em cerca de US$ 25 bilhões parou em Guernsey com um superiate de US$ 100 milhões, que comprou no início deste ano. O barco está ancorado em St Peter Port Harbor”, revelou Carpenter.

Leia também 

>>Novo estaleiro do Reino Unido revelou três projetos de embarcações em Düsseldorf 
>>Conheça o novo iate explorador de 55 metros da Damen Yachts
>>Conheça o ambicioso projeto para a maior estação de pesquisas subaquática do mundo

“O Seaxplorer 62 Anawa é propriedade de Jorge Paulo Lemann, 81, que nasceu no Brasil, mas agora reside na Suíça. (…) Ele tem uma queda por iates de luxo e acredita-se que o Anawa seja sua última aquisição”, acrescentou o jornalista.

Faz sentido. Nascido no Rio de Janeiro, em 1939, filho de suíços, há alguns anos Lemann mudou-se com a esposa Susanna, que nasceu na Suíça, para os arredores de Zurique, onde se locomove de bicicleta nos vilarejos da região e pratica esportes aquáticos no lago Zurique.

Primeiro superiate da linha Seaxplorer do grupo Damen Shipyards (que tem sede na Holanda), o Anawa foi entregue na primeira semana de julho de 2020. Segundo o estaleiro, o iate combina o requinte de uma casa de luxo com a capacidade de exploração de barco de expedição. Tem um heliponto e hangar totalmente certificados, duas garagens, uma área de equipamentos de mergulho e muitas instalações de armazenamento para garantir autonomia de 30 dias no mar, a uma velocidade máxima de 13,5 nós.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Sedna 36 HT