Teste Medidor Ultrassom de Combustível: precisão na medição dos líquidos a bordo

Equipamento atende embarcações de qualquer tamanho e promete maior precisão, tecnologia e segurança na navegação

28/06/2021

Como uma grande precursora de tecnologias de ponta, a Web Tecnologia não deixou a desejar e lançou a sua mais nova criação: o medidor ultrassom de combustível. O equipamento foi testado por NÁUTICA.

 

Confira, abaixo, o teste completo no Canal NÁUTICA:

 

 

No teste, o Guilherme Kodja, consultor técnico de NÁUTICA, explica que o conceito tem três premissas: maior precisão, tecnologia moderna e segurança para planejar a navegação.

 

Assim, a empresa criou o Medidor Ultrassom de Combustível para embarcações de qualquer tamanho, pensando principalmente nos navegantes que enfrentavam esse dilema dia e noite a bordo.

Grande parte dos problemas enfrentados pela população náutica a cerca da quantidade de combustível acontece pela falta de precisão e segurança ao usar um medidor simples, no caso, as boias mecânicas — isso, porque o constante balanço da embarcação impede a eficiência total da medição do nível dos reservatórios, há muitos casos de travamento e ausência de leitura. Isso é um fato numa boa parte das embarcações que possuem medidor remoto a bordo.

 

É aí que o medidor de líquidos se faz necessário: ele é capaz de medir até 8 reservatórios ao mesmo tempo, com percentual de erro, segundo o fabricante, de 3%. Depois disso, ele mostra em seu painel digital os níveis em litros ou porcentagem de combustível em cada tanque.

A tecnologia usada para detectar os níveis de líquidos (e não apenas combustível) é ultrassônica: as ondas são emitidas por um sensor, montado na parte superior do tanque, a uma velocidade de 60 medições por segundo. Em seguida, elas são transmitidas com uma tecnologia sem fio para um display localizado no painel.

 

Já no monitor do aparelho, é possível monitorar 1, 2 ou até 4 tanques de cada vez, bastando apenas rolar a tela pra mudar de opção. E, ainda, é possível ver o nível dos tanques por porcentagem ou por litros.

Dentre os líquidos passíveis de medição pela tecnologia, estão o diesel, gasolina, água, águas residuais, águas escuras e tanques de óleo. E, nos testes feitos pela própria Web Tecnologia, os aparelhos ficam mais de sete dias ligados ininterruptamente para garantir o funcionamento total do aparelho. São feitos testes de vibração contínua, por 48 horas seguidas, nos sensores.

 

No vídeo, o Guilherme testa a tecnologia inovadora tanto em laboratório, quanto na própria embarcação, e aprova! Até a margem de erro foi dita como satisfatória, visto que variou apenas 1% a mais do que prometido pela fabricante. Portanto, a precisão é foi testada e aprovada.

 

Use o código NAUTICA10 e ganhe 10% de desconto na compra do produto até o dia 15/07/2021.

 

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ative as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Norte-americana entra para a história ao dar a volta ao mundo sozinha em veleiro

    Cole Brauer, norte-americana de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global

    Oceano engole cemitério em Cartagena, na Colômbia, e expõe caveiras em praia

    Aumento do nível do mar preocupa especialistas e provoca efeitos catastróficos na cidade mais turística da Colômbia

    Vem aí um Titanic 2? Bilionário australiano retoma projeto para construção do navio

    Clive Palmer já havia causado alvoroço com o assunto 10 anos atrás; ideia é construir réplica melhorada do navio

    Cientistas descobrem cerca de 100 novas espécies marinhas; veja fotos

    Expedição na Nova Zelândia surpreendeu pesquisadores por biodiversidade inédita e a descoberta de ser ainda não identificado

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2006

    Em ano de Copa do Mundo, o salão se destacou por receber 20 novos barcos, dentre eles, sete grandes veleiros