McLaren pretende entrar no setor náutico com o que espera ser o barco mais rápido do mundo

Por: Redação -
22/12/2020

O mais novo projeto da McLaren, o McLaren Volare, tem o objetivo de se tornar o barco mais rápido do mundo em águas internacionais. A lancha foi projetada por Henri von Freyberg, de Munique, na Alemanha, e procurou atender aos requisitos da organização que iniciou sua atuação no ramo automobilístico. Assim, o exterior do veículo ganhou um design simplificado, e que favorece o alcance de grandes velocidades.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

volare

volare

O casco é baseado nas lanchas tradicionais, mas possui proa levantada que aparenta mover o centro de gravidade da embarcação para a parte mais traseira do barco. Ressaltando: aparenta. Isso, porque foram adicionadas duas barbatanas que direcionam a proa, sem permitir que esse centro de gravidade se desloque demais. De qualquer forma, essa pequena alteração no design faz com que a embarcação crie menos atrito e, portanto, ganhe mais velocidade.

volare

Leia também

» Megaiate de 88 metros da Feadship vai para a água na Holanda. Confira

» Estaleiro alemão apresenta dois novos modelos com opção de motorização de popa

» Suzuki lança os primeiros motores de popa de 115 e 140 hp drive-by-wire 

volare

volare

Pensando na estabilidade, outro componente com alterações foi adicionado: o leme. Apesar de não ter sido divulgado nenhum mecanismo interno para direcionar este segmento, sabe-se que ele tem capacidade de manobras de 120 graus. De forma geral, não é uma embarcação muito grande: quase metade da visibilidade é ocupada pela barbatana, e o espaço interno para a mobília não está finalizado para divulgação ainda. O que se sabe do convés — o maior espaço da lancha — é que ele inlcui duas janelas laterais, que propõem visibilidade dentro e fora do espaço. Comporta de duas a seis pessoas em confraternizações, e apenas duas no pernoite, por enquanto. Espera-se que, no deck superior, seja possível instalar mais um quarto pequeno, capaz de acomodar duas pessoas.

volare

A claraboia de vidro é mais um aspecto elegante do Volare. Ela se estende por toda a extensão da embarcação e proporciona grande iluminação natural no espaço interior. Quanto à motorização ou potência, nada foi mencionado. Devido à inexistência até de uma data prevista de lançamento, não há como criar expectativas para essa informação.

volare

volare

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos. 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio