Máscara de mergulho é adaptada para ventilar oxigênio e tratar COVID-19

Por: Redação -
25/03/2020

Além de criar motores, rodas e até corais artificiais, as impressoras 3D também estão sendo aplicadas à medicina. Mais recentemente, elas tem sido muito úteis na fabricação de equipamentos e peças fundamentais no tratamento de casos de Covid-19.

A empresa italiana Isinnova, por exemplo, está produzindo adaptadores capazes de transformar máscaras de snorkel em máscaras de de CPAP, que são utilizadas durante o tratamento com oxigenoterapia em pacientes em estado grave da infecção. A ideia consiste em construir “uma máscara de ventilação de emergência, realizada através do ajuste de uma máscara de mergulho já disponível no mercado”, explica a empresa em comunicado.

LEIA TAMBÉM
>> Seaview: o iate que será construído pela MCP Yachts com a holandesa Vripack
>> Intermarine prepara dicas de como cuidar dos barcos durante a COVID-19
>> Teste Ventura V195 Crossover: a evolução de uma das lanchas mais vendidas do Brasil

A iniciativa da startup partiu do pedido do médico Renato Favero, chefe do Hospital Gardone Val Trompia, localizada a 50 minutos de Bérgamo, epicentro dos casos de Covid-19 na Itália. Para construir os primeiros protótipos, eles contaram com o apoio da Decathlon, que cedeu máscaras da linha Easybreath, que oferecem a cobertura de todo o rosto, necessária para a utilização no tratamento médico.

Apesar dos primeiros testes terem alegrado os médicos italianos, a máscara ainda não foi aprovada para produção em larga escala. “Nem a máscara nem o link (produzido em 3D) são certificados e seu uso está sujeito a uma situação de necessidade obrigatória”, apontou a empresa. Por enquanto, aqueles que necessitam do equipamento para se recuperar precisam assinar um termo de que estão cientes de que o objeto ainda está em testes — o que já é um grande alívio para quem sofre com a pandemia.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória