Campanha estimula marinheiros a usar máscara a bordo de barcos de lazer

0
482

Pode parecer absurdo, mas medo de passar vergonha ou parecer frágil faz marinheiros de barcos de lazer usarem menos máscaras. Para reverter esse quadro, Marcelo Huertas, da NautiSpecial — empresa pioneira na fabricação de produtos eco eficientes, à base de plantas, para limpeza e conservação de barcos de fibra — criou uma campanha cujo mote é: “Seja responsável. Use máscara a bordo. Segurança para você e toda a tripulação”.

“Pelos grupos de WhatsApp dos quais eu participo, com marinheiros do Norte e do Nordeste, comecei a perceber que a turma estava torcendo um pouco o nariz para essa questão. Muitos deles estavam com vergonha de usar máscara perto dos proprietários dos barcos”, explica Marcelo.

Alguns marinheiros, segundo ele, usavam máscara até chegar na marina, mas bastava pôr o pé no barco para tirá-la. “Para estimular, decidi pedir a todos parceiros para que me enviassem suas fotos vestindo máscara, seja a bordo ou fora do barco. Em três ou quatro dias, eu já havia recebido 30 imagens”, conta o comandante da NautiSpecial. Deu resultado.

LEIA TAMBÉM
>> NÁUTICA Live #2: quais os impactos do COVID-19 no setor de marinas e iates clubes?>> Posso ou não navegar? Autoridades apontam soluções durante NÁUTICA Live
>> Azimut Yachts apresenta versão 2020/2021 de iate de 83 pés

“Hoje, de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Belém, no Pará, está todo mundo usando máscara quando embarcado. A campanha de conscientização foi um sucesso. Todos ganham”, comemora Marcelo.

A campanha faz todo sentido. Um estudo feito em parceria entre as universidades de Sussex, na Inglaterra, e Berkeley, nos Estados Unidos, comprovou que homens têm mais resistência a usar máscara durante a pandemia. Para eles, usar máscara é algo “vergonhoso, ridículo e sinal de fraqueza”. Parece absurdo, mas é sério. Não tenha vergonha: use máscara a bordo — e não vale ser pendurada no queixo. Quem quiser ver outras fotos da ação, basta acessar o Instagram da NautiSpecial.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Schaefer770