Marinha terá agendamento eletrônico para documentação dos barcos

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Comandante Pinheiro Carvalho (capitão dos Portos de São Paulo), Carlos Brancante (SOAMAR-SP) e Marcio Dottori (coordenador do grupo de Turismo do Fórum Náutico Paulista) Foto: Adriano Nogueira

Nesta quarta-feira (24), a reunião mensal do grupo de trabalho do Fórum Náutico Paulista teve a presença da Marinha do Brasil, representada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Pinheiro Carvalho, Capitão dos Portos de São Paulo. Na ocasião, o comandante Pinheiro Carvalho esclareceu os motivos dos atrasos nos processos de documentação de embarcações de lazer (o que tem gerado longas filas nos guichês de atendimento da capitania em Santos). Aproveitando o encontro, a autoridade máxima da Marinha no conhecido balneário paulista expôs ao grupo do Fórum Náutico Paulista, formado por representantes do governo paulista e do setor náutico privado, incluindo desta vez o presidente dos despachantes navais de São Paulo, Marcelo Pereira, algumas medidas para agilizar o processo de documentação de barcos de esporte e/ou recreio: “Em fevereiro de 2017 teremos implantado o agendamento eletrônico. Até lá estamos remanejando nosso pessoal e adquirindo novas baias para ampliar o atendimento ao público em Santos”, revela Pinheiro Carvalho.

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Nesta reunião do Fórum Náutico Paulista, a penúltima de 2016, foi anunciado também a criação da primeira subsede da Acobar fora do Rio de Janeiro, em São Paulo.  O novo escritório da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos) será gerenciada por Klaus (Cacau) Peters, profissional com grande conhecimento no segmento náutico. Para facilitar os trabalhos, o coordenador do Fórum Náutico Paulista, Marco Antonio Castello Branco, informou a criação de mais uma câmara (grupo) de trabalho, a de Navegação de Lazer. Assim, o Fórum Náutico Paulista conta agora com quatro câmaras de trabalho: Turismo, Meio Ambiente, Motores e Navegação.

PUB Marine Express - 02/07/2020