Marinha do Brasil compra quatro fragatas por R$ 9,1 bilhões para defender a Amazônia Azul

Por: Redação -
09/03/2020

Seria exagero falar em “mar de almirante”, mas, depois de anos praticamente à míngua, a Marinha do Brasil — sob o governo do presidente Jair Bolsonaro — finalmente recebeu da União recursos para realizar investimentos, como compra e construção de embarcações. O primeiro contrato — formalizado dia 5 de março de 2020, em Santa Catarina — foi a compra de quatro fragatas da nova classe Tamandaré, por R$ 9,1 bilhões. O objetivo é defesa da chamada Amazônia Azul, uma área de 5,7 milhões de km² no Atlântico Sul.

Com capacidade para 136 tripulantes, mais um helicóptero, essas fragatas são máquinas de guerra sofisticadas, lançadoras de mísseis e torpedos pesados. Incorporam recursos stealth, de redução de visibilidade ao radar, no desenho e no revestimento. Medem 107 metros de comprimento, deslocam cerca de 3.500 toneladas e são capazes de realizar operações antissubmarino.

Os navios serão construídos em Itajaí por meio do consórcio Águas Azuis, capitaneado pela alemã Thyssenkrupp Marine System e pelas brasileiras Embraer e Atech. O projeto prevê transferência de tecnologia entre Alemanha e Brasil, mas o contrato deve estabelecer conteúdo mínimo nacional obrigatório. Para a primeira embarcação, o índice de nacionalização é de 32%. A primeira fragata deverá ser entregue em 2024 e a última, em 2028.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024