Marinha do Brasil inaugura novas instalações na Antártica

Por: Redação -
20/01/2020

A Marinha do Brasil inaugurou, na última quarta-feira (15), as novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Península Keller, na Ilha Rei George, na Antártica. As edificações contemplam cerca de 4.500 m², com 17 laboratórios projetados e equipados para atender a comunidade científica brasileira.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e contou também com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; além de outras autoridades civis e militares.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, destacou, em Ordem do Dia, o 38º aniversário do Programa Antártico Brasileiro, bem como a importância das novas edificações para o Brasil. “Ferraz, como é conhecida a nossa estação, e que hoje tem suas instalações inauguradas, representa a manutenção da nossa presença ativa e influente na Antártica em nome do Estado brasileiro”.

O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, representando o Presidente Jair Bolsonaro, falou que a ocasião é de júbilo, reconhecimento e homenagem. “Esta inauguração demandou muitos trabalhos, recursos e sacrifícios. Que eles inspirem a continuidade dos esforços dos novos pesquisadores em prol do conhecimento que contribuirá para o desenvolvimento do nosso País”.

Como forma de homenagem, o Vice-Presidente da República realizou a entrega das Cadernetas Registro, documento no qual são averbados todos os fatos profissionais de carreira, aos filhos dos militares que perderam a vida no combate às chamas em um incêndio ocorrido em 2012.

LEIA TAMBÉM

O professor Jefferson Simões, titular das disciplinas de geografia polar e glaciologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente do comitê científico de pesquisas antárticas, lançou um balão para marcar o início das pesquisas nas novas instalações.

A placa comemorativa foi descerrada pelo Vice-Presidente, ministros presentes, Comandante da Marinha e pelo Diretor-Executivo da CEIEC, empresa responsável pela construção das novas instalações. Os ex-comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacell Leal Ferreira, também participaram da inauguração.

Após a cerimônia principal, foi realizada a inauguração da ala de laboratórios “Professor Doutor Rocha Campos”. Na ocasião, também foram lançados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações um selo personalizado e um carimbo comemorativo, alusivos à estação.

Em discurso, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a importância da nova infraestrutura para a ciência brasileira. “A área de pesquisas foi projetada para atender a uma multiplicidade de exigências, denotando a prioridade dada ao Programa Antártico Brasileiro, que proporcionará aos pesquisadores plenas condições de desenvolver atividades em diversos campos científicos, com protagonismo mundial.”

Ao final da cerimônia foi realizado o descerramento da placa de inauguração da ala de laboratórios.

Conheça a nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos