Marine Express oferece serviço para instalar estabilizador em barcos usados. Veja como funciona

0
551

A Marine Express, distribuidora de produtos náuticos para embarcações de esporte, lazer e comerciais, acaba de instalar o estabilizador giroscópico Seakeeper 5 em uma lancha Schaefer 510, ano 2020, que passou por refit no Iate Clube de Santos. Nem todo mundo sabe, mas a instalação do estabilizador em barcos usados a partir de 23 pés também é possível ser realizada. Basta o cliente contatar a equipe da Marine Express, representante oficial da Seakeeper no Brasil, e a empresa enviará um técnico especialista para avaliar os possíveis locais de instalação do equipamento e especificar o modelo mais adequado.

De acordo com Murilo Ferreira, engenheiro da Marine Express, para barcos de até 40 pés, a Seakeeper possui modelos que só utilizam energia DC dos bancos de bateria, ou seja, não depende de gerador ou energia de cais. Já para barcos acima de 40 pés, são disponibilizados os modelos AC, que dependem da energia do cais e gerador. “Como seu consumo é muito baixo, semelhante ao de um secador de cabelos, não é necessário trocar o gerador para um de maior potência, o que facilita a mão de obra e o reduz o valor investido pelo proprietário”, afirma Murilo.

No caso da Schaefer 510, a primeira etapa do projeto foi viabilizar o acesso à praça de máquinas através da retirada da tampa localizada na praça de popa. O local selecionado para instalação do Seakeeper foi na longarina à frente dos motores e, dessa forma, foi necessário remover alguns equipamentos (bomba de porão, filtro racor e mangueiras) para posterior redistribuição.

A etapa seguinte foi o isolamento da área para preparação para lixamento da fibra para maior aderência dos reforços estruturais. Na sequência, foi instalado um gabarito de madeira para, então, ser feita a base em placas de aço inox de 15mm de espessura. Logo após essa etapa, foi feito o reforço da estrutura através de 7 camadas de tecido combinado triaxial e, então, o acabamento com pintura gelcoat. O processo seguiu com o içamento do Seakeeper, fixação na estrutura e ligações elétricas e hidráulicas, finalizando a instalação do equipamento.

Depois da instalação do equipamento feita, a lancha passou por testes na água pelo fabricante para medir a eficiência do equipamento, ou seja, o quanto o Seakeeper estabilizaria esse barco, e o resultado foi de 90% de estabilização nesta lancha, segundo o fabricante, levando em conta a medição de vento e ondas no dia da realização do teste.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Seakeeper 5 foi projetado para eliminar até 95% do deslocamento do barco em barcos de até 20 toneladas e é totalmente interno, podendo ser instalado em praticamente qualquer lugar da embarcação. Para garantir que os padrões sejam atendidos, a marca desenvolveu um aplicativo para registrar os testes de mar, tanto para IOS quanto Android, o que permite aos donos do barco medir realmente a eficiência do que comprou. Para tal, basta acessar sua App Store e digitar Seakeeper, o aplicativo lhe guiará em como realizar o teste.

O encapsulamento a vácuo do equipamento permite que o volante gire cerca de três vezes mais rápido, reduz o peso do volante em dois terços e reduz pela metade os requisitos de energia. Além disso, como os componentes críticos (volante, rolamentos e motor) são vedados permanentemente no vácuo, eles ficam para sempre isolados do ambiente marinho.

O controle ativo do Seakeeper promete otimizar o torque do giroscópio, proporcionando mais desempenho. Ao contrário de um giroscópio controlado passivamente, que deve ser desligado nas condições mais adversas e/ou em velocidades mais altas, o modelo foi projetado para ser eficaz em todas as velocidades e pode ser usado em todas as condições do mar, de acordo com o fabricante.

O estabilizador pode ser controlado por um botão no novo visor de painel. A tela foi pensada para ser simples de usar e se integrar às unidades de painel existentes para um desempenho ideal.

A garantia padrão do Seakeeper é de 2 anos ou 2 mil horas de funcionamento, mas os clientes contam, agora, com um programa de extensão de garantia. O pacote Silver dá extensão de 2 anos de período (totalizando 4 anos e 2 mil horas); o Gold, extensão de 2 anos de período e mil horas de funcionamento (totalizando 4 anos e 3 mil horas); e o Platinum, extensão de 3 anos de período e 2 mil horas de funcionamento (totalizando 5 anos e 4 mil horas).

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Loucos Por Barcos