Marina Itajaí

0
2259

 

Imponente, a caixa d´água da Marina Itajaí chama a atenção de quem passa pela Avenida Beira Rio. Com aproximadamente 30 metros de altura, a estrutura ganhou ares de obra de arte, graças ao trabalho de três artistas.

Rodrigo ‘Rizo’ é natural de São Paulo, mas cresceu em Florianópolis, onde despertou o interesse pela arte urbana. Com apenas 28 anos, 15 deles dedicados ao grafite, Rizo já realizou trabalhos em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Copenhagen, Milão, Bergamo, Malmö, Gotenburgo, Miami, Santiago, Valparaíso, Lima e Buenos Aires.

A vasta experiência trouxe credibilidade e respeito por sua arte e os convites começaram a surgir. Após desenvolver uma pintura no apartamento de um dos filhos do Diretor da Marina Itajaí, o desafio foi lançado: desenvolver uma arte para a caixa d´água do maior complexo náutico do país.

Segundo Rizo, a empreitada se apresentou grandiosa, por isso o artista convidou os parceiros João ‘Vejam’ e o Thiago ‘Valdi’, dois grandes expoentes da arte urbana catarinense, para ajudar na missão.

A arte que estampa a estrutura, formada por barcos a vela navegando, foi ideia do amigo e parceiro de pinturas, Thiago Valdi. “Ele ficou responsável pela criação do desenho, pois possui fortes influências de temas náuticos em seu trabalho autoral. Logo era o mais indicado a conduzir essa parte do projeto”, pontuou Rizo.

Após o Lay-out passar pela avaliação do departamento de marketing da Marina, rapidamente a equipe passou para a fase de execução. E a tarefa não foi nada fácil!

A caixa d´água da Marina Itajaí tem cerca de 30 metros de altura por 4,5 m de largura cada uma das 4 faces. Rizo explica que para concluir a obra foram utilizados cerca de 4 galões de 18 litros de tinta acrílica e cerca de 300 latas de spray, numa empreitada que demorou 15 dias para a conclusão. Um desafio e tanto para um artista com artes espalhadas pelo mundo todo.

“Já realizei a pintura de diversos painéis maiores em metragem quadrada, porém todos horizontais. Este é sem dúvida o maior mural vertical que já pintei até então. Arrisco dizer que é o maior de Santa Catarina. Nunca vi nada parecido aqui no estado”, observou Rizo.

Por se tratar de uma arte que sofre com a ação do tempo, o artista explica que em média ela pode durar de 2 a 5 anos, dependendo das condições da superfície antes e durante a aplicação da pintura. Com a aplicação de verniz de qualidade é possível durar até 10 anos, finaliza Rizo.

Foto: Alexandre Fernandes

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br