Privatização transformará marina grega em porto turístico moderno

Por: Redação -
28/04/2020

Apesar da Grécia permanecer em quarentena devido à Covid-19, a privatização da Alimos Marina está avançando. Nas próximas semanas, o contrato de concessão da Alimos Marina para a Aktor Concessions, uma subsidiária do Ellaktor Group, deve ser assinado por 40 anos, com o direito de prorrogar por mais 10 anos, após a liquidação do contrato pendente. A Decisão Ministerial Conjunta foi assinada no início deste mês, autorizando os Ministros das Finanças, Desenvolvimento e Investimento e Turismo a assinar, em nome do estado grego, o contrato de concessão relevante.

Segundo fontes dos ministérios relevantes, os contratos de empréstimo para o financiamento estão sendo verificados pelo Ministério das Finanças para aprovação final, uma vez que o Estado também é garantidor. O contrato de concessão do direito de uso, operação, gerenciamento e exploração do porto turístico de Alimos é assinado e a data de lançamento, embora definida, está sendo adiada devido às condições estabelecidas pela pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM
>> Conheça a regata volta ao mundo em que os competidores fazem o próprio veleiro
>> NHD Boats se prepara para lançar lancha de 34 pés com abertura lateral dupla
>> Novo catamarã de pesca de 35 pés da catarinense SEC Boats estreia na água

Dentro de quatro meses, a transferência financeira da concessão deve ser concluída pelo preço de 57,5 ​​milhões de euros. Enquanto isso, o estado preparará a área para entrega. No total, o grupo investirá 107,5 milhões de euros para transformar a Alimos Marina, que foi construída e operada na década de 1960, em um porto turístico moderno. A empresa direcionará € 50 milhões nos próximos cinco anos para modernizar a marina e desenvolvê-la para usos múltiplos. Especificamente, na zona terrestre de Alimos Marina, a área de aproximadamente 210 acres permite uma construção total de 18 520 m² com usos relacionados à operação da marina, recreacional e comercial (como restaurantes, lanches, lazer e esportes). As instalações incluem, ainda, hotel, centro de conferências e exposições, lojas, etc.

Além disso, uma área específica será dedicada aos esportes aquáticos. A área da marina também inclui instalações ajardinadas ao ar livre, calçadas, ciclovia, estacionamentos e espaços verdes urbanos. A infraestrutura portuária existente também será modernizada, para que o porto da marina (uma área de cerca de 240 acres) possa oferecer pelo menos 1 200 vagas para barcos de até 45m de comprimento.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos