Marina da Glória ganha novo restaurante de luxo

0
11503

A Marina da Glória, no Rio de Janeiro, ganhou um novo restaurante no último mês de dezembro. Trata-se do Bota, o primeiro restaurante do chef Joca Mesquita como sócio. Há dez anos trabalhando como consultor de restaurantes e bares na conceituada Aguce Gastronomia, o chef foi buscar inspiração na culinária italiana mediterrânea, já que está à beira-mar, mas também não abriu mão dos produtos sazonais brasileiros. Ao passear pelo cardápio, são claros os princípios que regem sua cozinha: agricultura familiar, sazonalidade, alimentos orgânicos, artesanal e slow food.

Os pratos trazem receitas que combinam legumes da estação, frutos do mar, frutas, especiarias, entre outros insumos que fazem a diferença no paladar. Os ingredientes brasileiros se destacam, a exemplo do tucupi, muitas panc (plantas alimentícias não convencionais), fubá, paçoca feita na casa, pé de moleque, e outros ingredientes pouco explorados nas cozinhas cariocas.

Fotos: Bruno de Lima, Carolina Demper e Rodrigo Soares

A casa tem capacidade para 160 pessoas e traduz o verdadeiro estilo de vida à beira-mar, com um deque que se debruça sobre a marina, além do principal píer do cais, conhecido como Píer Nobre, exclusivo para os clientes do restaurante aportarem suas lanchas. O projeto arquitetônico e a decoração levam a assinatura da arquiteta Ana Claudia Moreno, que buscou transmitir esse clima náutico nos detalhes do Bota, que é um dos restaurantes com a chancela Veuve Clicquot no Rio de Janeiro.

Na frente, o gramado é destino para os que querem apreciar a vista e degustar as delícias do cardápio. Nos finais de semana, uma paeleira será instalada nessa parte exterior para o chef cozinhar na frente do cliente receitas de massas e arrozes que mudarão a cada mês.