Trecho entre Marina da Glória e Baía de Guanabara homenageará arquiteto Paulo Mendes da Rocha

0
353

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no último dia 27, no Diário Oficial do Município, decreto nomeando um trecho da Marina da Glória em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido em 23 de maio, aos 92 anos.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O decreto nº 48.906, assinado pelo prefeito em exercício, Nilton Caldeira, cria a Esplanada Paulo Mendes da Rocha (arquiteto) numa área entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara, uma projeção de terra que avança para o mar inserida dentro do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo).

A homenagem considera a importância do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura e o urbanismo tanto no Brasil como no mundo. E a escolha do local leva em consideração o pensamento do urbanista, para quem “a geografia era a primeira e primordial arquitetura”.

Leia também

» Está sem ideias para o nome do seu barco? Confira alguns exemplos listados por NÁUTICA

» A bomba que salva! Saiba alguns detalhes sobre a bomba de porão no barco

» Corrosão no barco: veja algumas formas de evitar este problema

Paulo Archias Mendes da Rocha pertenceu à geração de arquitetos modernistas e era um dos profissionais mais premiados do país. Ele assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea, tendo sido premiado em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Em 2016, venceu o prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, na categoria arquitetura, pelo conjunto da obra. Ainda em 2016, recebeu o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo. E em 2021, foi agraciado com a medalha de ouro da UIA pela obra atemporal que marcou a arquitetura.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Nautispecial