Mais 8

0
719

Caras novas na Volvo Ocean Race. As equipes do Alvimedica e da Espanha confirmaram novos tripulantes para a disputada da Volvo Ocean Race. Só nesta segunda-feira (7), oito velejadores foram anunciados. Será uma mistura de atletas experientes como Will Oxley para o Alvimedica e de estrantes como o espanhol Rafa Trujillo.

O Team Alvimedica contará com o italiano Alberto Bolzan, o norte-americano Nick Dana, o australiano Will Oxley e os neozelandeses Ryan Houston e Dave Swete. Outro norte-americano na equipe será Amory Ross, que fará a função de repórter a bordo. Eles se juntam a Charlie Enright e Mark Towill no barco de bandeira turca/norte-americana.

O time do Alvimedica manteve quase intacta sua base de escolher apenas velejadores de 30 anos. A única exceção por enquanto é Will Oxley, de 49 anos. O navegador já exerceu essa função em outras duas edições da Volvo Ocean Race.

O italiano Alberto Bolzan estreia na regata, mas tem um currículo vasto na vela olímpica. Ele é o único italiano por enquanto nessa edição. Os outros quatro velejadores convocados pelo Team Alvimedica competiram na última Volvo Ocean Race. “A configuração do novo barco indica que cada função a bordo é vital”, disse Charles Enright. “Habilidade é o requisito principal, mas também é importante a química entre a equipe, pois eles precisam ter capacidade de trabalhar em conjunto em um espaço confinado por 38.000 milhas ao redor do mundo”.

A equipe deixa Newport nesta quarta-feira (9) para um treino pelo transatlântico até o Reino Unido.

Já o time espanhol, que ainda não anunciou seus principais patrocinadores, terá os espanhóis Rafa Trujillo e Antonio ‘Neti’ Cuervas-Mons, além do francês Nicolas Lunven, na tripulação. A campanha ibérica foi a última anunciada para correr a Volvo Ocean Race e os organizadores trabalham contra o tempo.

Porém, a ajuda de Neti Cuervas-Mons, por exemplo, será fundamental. O atleta vai para sua terceira Volvo Ocean Race. Ele tem apenas 32 anos. “Além de ser uma peça chave na equipe, Neti também é responsável por cuidar do mastro. O velejador vai treinar os mais jovens”, disse Xabi Fernández.

Rafa Trujillo, de 38 anos, é medalhista olímpico na classe Finn (prata em Atenas-2004). Além disso, o velejador competiu na America’s Cup. Ele fará sua estreia na regata de volta ao mundo.

Frenchman ‘Nico’ Lunven, de 31 anos, venceu a tradicional regata em solitário Solitaire du Figaro, em 2009. Ele será o responsável pela navegação da equipe espanhola.

Foto: Maria Munia

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.