Maior hidroavião do mundo pode levar até 50 passageiros e voar por 12 horas. Veja mais

0
1608

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Esta semana, a Aviation Industry Corporation of China (AVIC) concluiu mais testes do AG600 “Kunlong”, o maior “barco voador” atualmente em operação no mundo. Em um voo de teste na cidade de Zhuhai, na China, o AG600 decolou e fez um circuito de meia hora antes de retornar para um pouso na água.

A aeronave de 50 toneladas tem, de acordo com seu fabricante, um alcance operacional de cerca de 2 500 milhas náuticas – o suficiente para alcançar ilhas remotas e disputadas no Mar da China Meridional e voar de volta ao continente sem reabastecimento. Sua capacidade é de 50 passageiros e pode permanecer no ar por até 12 horas a cada saída. Sua operação na água é restrita a uma altura máxima de onda de dois metros; além da forma de casco hidrodinâmico para pousos aquáticos, possui trem de pouso para operações em pistas pavimentadas.

Leia também

» Coreia do Sul planeja construir submarino nuclear de 4 mil toneladas

» A verdade sobre o fim do Pilar Rossi: o que levou Nelson Piquet a desmanchar seu iate

» Abrigo flutuante para gatos é uma das atrações de Amsterdã, na Holanda. Conheça

Segundo a AVIC, uma das principais funções da aeronave é a busca e salvamento. A empresa também pretende usar o Kunlong em uma função aérea de combate a incêndios e afirma que se concentrará nessa capacidade para implantação em 2023.

Embora o conceito de hidroavião tenha uma longa e rica história, apenas algumas nações ainda os constroem e operam, e o Kunlong é o maior atualmente. O maior barco voador já construído – o Hughes H-4 Hercules com estrutura de madeira compensada, mais conhecido como “Spruce Goose” ou “Flying Lumberyard” – voou por menos de 30 segundos e agora reside no Evergreen Aviation and Space Museum, em Oregon.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Audi