Novo maior iate do mundo, o REV Ocean, de 600 pés, terá a missão nobre de proteger os oceanos

Por: Redação -
06/07/2020

Com quase 183 metros de comprimento (600 pés), o REV Ocean vai superar o gigante Azzam (590 pés) e assumir o posto de maior iate do mundo. Mas não se trata de uma embarcação de lazer, como o Azzam (que pertence ao xeique Khalifa bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos), e sim de um navio de pesquisa e expedição, daí o REV do nome.

Sua construção faz parte de um projeto de conservação dos oceanos assumido pelo bilionário norueguês Kjell Inge Røkke, maior acionista da Aker ASA, holding de um punhado de empresas com atuação nas áreas de petróleo, biotecnologia marinha, pesca, construção e engenharia offshore.

Dono de uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões, o empresário ingressou em uma grande rede de filantropia (a Gates-Buffett The Giving Pledgem, que tem como signatários Bill e Melinda Gates, Warren Buffet, Mark Zuckerberg, Larry Ellison, Michael Bloomberg e Mackenzie Bezos, entre outros), comprometendo-se- a doar mais de 50% de sua fortuna à causa ambiental.

Como primeiro passo, em 2018, ele fundou a REV Ocean, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo abrir os olhos das pessoas para a degradação de mares e oceanos e promover ações para recuperá-los.

LEIA TAMBÉM
>> Barco viking será desenterrado pela primeira vez em um século na Noruega
>> Novo conceito de lancha da Lamborghini promete desempenho à altura com mais de 4 000 hp de potência
>> Estaleiros se unem na construção de navio de apoio para a Marinha do Brasil

Como a grana é alta, a REV Ocean encomendou uma embarcação que se enquadrasse na categoria iate “explorador”, ou “navio de expedição”, por conta de sua missão ecológica. E ganhou logo a maior do mundo, com acomodações para até 60 cientistas e convidados. Preparado para realizar missões que cobrem todo o ecossistema marinho, terá, entre outros equipamentos, dois submarinos: um, operado presencialmente, que chegará a 2.300 metros de profundidade, e outro operado remotamente, que chegará a 6 000 metros de profundidade.

De acordo com Nina Jensen, a CEO do REV Ocean, a embarcação será usada de forma livre e gratuita por cientistas de todo o mundo, com a missão de consertar tudo o que há de errado nos oceanos.

Uma das principais funções do megaiate será retirar grande parte dos resíduos plásticos que se espalham pelos oceanos. Para isso, terá um sistema de aspiração.

A fase inicial de construção do REV Ocean já foi concluída, no estaleiro Vard Tulcea, da Romênia. Nas próximas semanas, seu casco será rebocado desde o rio Danúbio até o estreito de Bósforo, em Istambul. Depois, atravessará o Mediterrâneo, sairá pelo Estreito de Gibraltar e finalmente chegará ao estaleiro da Vard em Brattvag, Noruega, onde será finalizado, com a previsão de ir para a água em 2021.

Por Amanda Ligorio, sob supervisão do jornalista Otto Aquino

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Norte-americana entra para a história ao dar a volta ao mundo sozinha em veleiro

    Cole Brauer, norte-americana de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global

    Oceano engole cemitério em Cartagena, na Colômbia, e expõe caveiras em praia

    Aumento do nível do mar preocupa especialistas e provoca efeitos catastróficos na cidade mais turística da Colômbia

    Vem aí um Titanic 2? Bilionário australiano retoma projeto para construção do navio

    Clive Palmer já havia causado alvoroço com o assunto 10 anos atrás; ideia é construir réplica melhorada do navio

    Cientistas descobrem cerca de 100 novas espécies marinhas; veja fotos

    Expedição na Nova Zelândia surpreendeu pesquisadores por biodiversidade inédita e a descoberta de ser ainda não identificado

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2006

    Em ano de Copa do Mundo, o salão se destacou por receber 20 novos barcos, dentre eles, sete grandes veleiros