Lotou

0
1900

90 veleiros dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná participaram da primeira edição da Semana de Vela de Itajaí, cidade que se consolida como destaque da vela nacional e internacional. O evento teve 31 barcos de Oceano e 59 Monotipos.

Entre os barcos de Oceano, pela categoria ORC, Melody foi o único vencedor. Entre os barcos C30, Zeus Team foi o mais rápido, seguido de Corta Vento e Kaikas. Nos RGS A, Manos Champ em primeiro, na frente de Zephyrus e Revanche. Já pela categoria RBS B, Jacopo puxou a fila seguido por Blade Runner e Para-siri. Entre os Bico de Proa, no grupo A, completaram o pódio os veleiros Marmay, Aysso e Paciência, enquanto no grupo B, Sailor Made, Unforgatable e Jandaí encerraram na ponta.

Nas raias da praia de Cabeçudas, onde correram os barcos de Monotipos, a classificação do Optimist Estreante ficou com Matheus Leonardo da Silva (ANI) em primeiro, seguido de Miguel Gallo Proença (CDJ), Samer F. Kayali (ICSC), João Pedro de Sá Copello (ANI) e Thiago Canto (ICSC). Entre os Optimist Veterano, Thiago Lock Quevedo (VDS), Erik Hoffmann (VDS), Guilherme Berenhauser (ICSC), Lucas da Silva Budal (JIC) e Alexandre de Souza (ANI). Na Laser Standard, Vinicius Bandil (CIC), Luciano Gubert de Oliveira (CNA/ICSC) e Benno Volrath. Na categoria Laser 4.7 classificou em primeiro lugar Eduardo Cleiton da Silva (JIC), seguido de Lucas Edson Michalak (JIC) e Martin Gallo Proença (CDJ).

Na Laser Radial, Henrique Silva Dias (ICG), seguido de Carolina Copello (ANI) e Alberto Sanchotene (CNA). Nas duplas de Snipe, Adriano Santos e Christian Franzen (ICSC) em primeiro e, em segundo, Roberto Salles e Daniel Martins (ICSC). No Holder, Mauro Calderaro (ANNA) subiu ao pódio. Entre os velejadores de Shelback, Pedro Paulo Fantini (ANI), seguido de Manoel Camilo (ANI), Hercílio (ANI), Fabiano (ANI) e Ari Wendt (ANI).

No Dingle, Cassiano Pittol e Maria Clara (ICSC), Leandro Campos e Juliana da Costa, Denison da Silva e Ana Lucia Simas. Por fim, na categoria Hobia CAT 14, Adam Max Mayerle (JIC), em primeiro, seguido de Mario Roberto Gern (EMAVE), Aldo Kirsten Junior (EMAVE), Luiz Machado (EMAVE) e Pedro Machado (EMAVE).

“Não esperávamos uma quantidade tão grande de chuva, mas isso o velejador já está acostumado é algo que ele convive normalmente”, avalia Cláudio Copello, presidente da Associação Náutica de Itajaí (ANI).

Durante a premiação, a organização aproveitou para lançar a data para a segunda edição da Semana da Vela, com previsão para acontecer na segunda semana de junho de 2015 e a possibilidade de receber velejadores de fora do país.

Foto: Victor Schneider/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.