Livro Histórias do Mar será lançado nesta quinta-feira em São Paulo

0
594

Em 29 de janeiro de 2014, o casco de um pequeno barco foi dar numa esquecida praia das Ilhas Marshall, nos confins do Oceano Pacífico. Dentro dele havia um homem combalido e praticamente nu, mas com uma extraordinária história para contar: a de como sobrevivera 13 meses sem água nem comida no mar, depois que o motor de seu barco quebrou, condenando-o a atravessar, à deriva, o maior dos oceanos. Um feito inacreditável, não fosse ser pura verdade.

Este e outros 199 casos, nas quais o mar é o principal protagonista, compõe a coletânea de façanhas, dramas, aventuras, mistérios e odisseias marítimas nos oceanos que dão forma ao livro Histórias do Mar, que terá lançamento nesta quinta-feira, 27 de junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, e pré-venda aberta no site www.historiasdomar.com.

Escrito em tom de reportagem pelo jornalista Jorge de Souza, ex-editor das revistas Náutica e Viagem e Turismo, entre outras, dono de um blog sobre o tema no portal de internet UOL e um especialista em contar histórias complexas com linguagem simples e agradável, o novo livro é fruto de anos de pesquisas sobre o período mais intenso da navegação humana, os últimos cinco séculos.

LEIA TAMBÉM
>>Navio-veleiro da Marinha do Brasil é reequipado para participar de regatas internacionais
>>Volvo Penta marcará presença no 22º São Paulo Boat Show
>>Regata Batalha Naval do Riachuelo teve encerramento neste fim de semana

Algumas histórias são curtíssimas e curiosas; outras bem maiores, mas igualmente extraordinárias. Todas, porém, têm em comum o fato de serem verídicas, embora, em alguns casos, de tão surpreendentes, mais pareçam obras de ficção.

Como o francês que atravessou o oceano Atlântico à nado, o tubarão que ajudou a desvendar um assassinato, a passageira que passou 15 anos a bordo do mesmo transatlântico, o passageiro que assumiu o controle do navio e evitou que ele afundasse, o velejador que tentou vencer uma regata de volta ao mundo sem sair de onde estava, o aventureiro que cruzou oceanos com um automóvel em vez de um barco, o navio que passou 38 anos navegando sem ninguém a bordo e o cargueiro que foi engolido por uma onda e não deixou nenhum vestígio.

Histórias do Mar é para quem quer se emocionar com 200 casos incríveis que os mares do planeta ajudaram a escrever. E que, agora, foram reunidos num só livro por um ávido pesquisador do assunto. O livro publicado pela Editora Agência 2, tem 340 páginas e custa R$ 49,00 ou R$ 24,90 na versão eletrônica.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones