NÁUTICA preparou uma lista do que não pode faltar a bordo antes da partida. Confira
Conheça a sua embarcação. Antes da partida, sempre se certifique de que ela esteja em bom funcionamento, em condições e devidamente equipada para emergências. Evite inconveniências e potenciais riscos usando alguns minutos para verificar se está levando a bordo o seguinte:
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
-
Equipamentos mínimos exigidos pelas normas da marinha (Norman 3)
-
Documentação de Registro da Embarcação (TIE)
-
Numeração e nomenclatura de casco visíveis nos locais obrigatórios
-
Coletes salva-vidas – um para cada pessoa a bordo (mesmo que a capacidade seja maior)
-
Boia circular com retinida flutuante e, se for o caso, facho Holmes COM PILHA em bom estado
-
Pirotécnicos regulamentares (na validade)
-
Extintores de incêndio (totalmente carregados e na validade)
-
Supressor de chamas (sempre bom ter um item c0mo este a bordo. Seja uma Colcha antichama ou dispositivo de pó-químico manual)
-
Dispositivo sonoro (apito, buzina)
-
Luzes de navegação em ordem
-
Luz de fundeio em ordem
-
Quadros RIPEAM
-
Rádio VHF Marítimo (fixo) 25w
-
Rádio VHF portátil (HT) 5 ou 6w
-
Âncora principal em ordem e fixada ao casco. Âncora reserva menor.
-
Carta náutica acessível (se for eletrônica, atualizada)
-
Bússola magnética
-
Defensas e crock
-
Cabos longos para amarração (proa/popa) e spring (bordos)
-
Bombas de esgotamento de porão com automático (em ordem)
-
Conjunto de ferramentas para itens básicos de motor, filtros, bombas juntas hidráulicas, conexões elétricas e tomadas de água do casco
-
Peças sobressalentes (fusíveis, velas, rotores de bom de água salgada, correias etc.)
-
Pano de chão
-
Itens de limpeza biodegradáveis e ecológicos
-
Uma bateria sobressalente (totalmente carregada)
-
Óleo de transmissão (rabetas/reversores) extra
-
Óleo de motor extra
-
Óleo para sistema de direção extra
-
Propulsão alternativa (dependendo da embarcação – “get home” em ordem e com fonte de combustível separada
-
Lanterna e Pilhas
-
Kit de primeiros socorros
-
Protetor solar (FPS 30+)
-
Espelho
-
Refletor de radar
-
Bandeira do Brasil
-
Comida e água
-
Roupa extra
-
Toalha
-
Máscara de mergulho
-
Faca grande com face serrilhada
-
Telefone celular
-
Fonte extra de carregamento de celulares
-
Cabos de carregamento
-
Binóculos
Leia também
» Confira 15 dicas para quem quer garantir a segurança no mar
» Confira aqui 10 dicas para economizar combustível da forma correta
» Ainda não decidiu entre uma lancha de proa aberta ou fechada? Veja aqui os prós e contras
Verificações e testes de segurança:
-
Rádio marítimo (chamada de voz), fixo e HT
-
Luzes de navegação e de ancoragem
-
Direção de teste (movimento livre do leme/rabetas)
-
Bomba de esgotamento de porão e automáticos
-
Verifique se há excesso de água nos porões
-
Verifique se há vazamentos no sistema de combustível ou mesmo gases (cheiro)
-
Verifique os fluidos do motor e rabetas/reversor
-
Verifique o sistema elétrico, carga de baterias, eletrônicos e itens ligados pelo painel do comando
-
Verifique os medidores (se houver: baterias, fluídos etc.)
-
Verifique a quantidade de combustível (pelo medidor e visual/mecanicamente)
-
Certifique-se de que a âncora está pronta para uso, presa e se houver, guincho funcionando)
-
Verifique funcionamento dos flapes (se houver)
-
Certifique-se de que os passageiros conheçam os procedimentos de emergência e
-
localização dos itens de salvatagem
-
Faça todos colocaram o colete salva-vidas para verificar o encaixe adequado
-
Verifique a previsão do tempo com ais de uma fonte
-
Registre um plano de navegação e siga-o, dando seu aviso de saída e chegada.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de interior sofisticado é capaz de ficar a 100 metros de profundidade
Cole Brauer, norte-americana de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global
Aumento do nível do mar preocupa especialistas e provoca efeitos catastróficos na cidade mais turística da Colômbia
Clive Palmer já havia causado alvoroço com o assunto 10 anos atrás; ideia é construir réplica melhorada do navio
Expedição na Nova Zelândia surpreendeu pesquisadores por biodiversidade inédita e a descoberta de ser ainda não identificado