Liderança

Por: Redação -
11/06/2014

O encerramento da fase classificatória do Europeu de Laser, em Split, Croácia, deixou a competição ainda mais equilibrada. Favoritos ao título, Robert Scheidt e o anfitrião Tonci Stipanovic voltaram a protagonizar o duelo Brasil x Croácia, que também marcará a abertura da Copa do Mundo nesta quinta-feira (12), depois de ambos obterem uma vitória nas regatas desta quarta-feira. Líder do ranking mundial da classe, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato, com apenas um ponto de vantagem sobre o croata. A situação repete, de maneira inversa, a disputa entre os dois no ano passado, quando Stipanovic venceu Scheidt na mesma competição, na Irlanda, por apenas um ponto.

“O vento mais forte, entre 10 e 12 nós, facilitou a velejada, tanto que os principais competidores também fizeram bons resultados e estão de volta aos primeiros lugares na classificação, e bem próximos na pontuação. Vou para a fase final sem grande vantagem. Nada está resolvido”, observou Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star. “O ponto negativo é que, com a obrigatoriedade de descartar um resultado na primeira fase, tive que tirar o quinto lugar, enquanto outros velejadores descartaram resultados bem piores. Terei que ser o mais regular possível na próxima fase”.

No Europeu de Laser, os velejadores podem descartar os dois piores resultados, mas apenas um em cada etapa. A fase final da competição, em Split, tem outras sete regatas previstas até sábado (14). As três flotilhas da Laser, com um total de 132 competidores, serão reagrupadas em ouro, para quem segue na disputa pelo pódio, prata e bronze. “A competição vai ficar muito mais dura a partir de agora, com resultados bem díspares. Além do Tonci, que é naturalmente um dos favoritos, há muitos outros caras bons, com chances de vencer. Ficar entre os dez primeiros nas regatas, daqui por diante, já pode ser considerado um bom desempenho”, destacou Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.
Classificação após cinco regatas e um descarte

1. Robert Scheidt (BRA) – 11 pontos perdidos (4+[5]+3+1+3)
2. Tonci Stipanovic (CRO) – 12 pp (2+4+[20]+1+5)
3. Rutger Van Schaardenburg (NED) – 13 pp (3+2+[21]+2+6)
4. Pavlos Kontides (CYP) – 14 pp (7+1+[28]+5+1)
5. Nick Thompson (GBR) – 14 pp (2+3+[7]+6+3)
6. Tom Burton (AUS) – 17 pp (1+9+5+[12]+2)
7. Francesco Marrai (ITA) – 19 pp (4+7+2+[10]+6)
8. Jesper Stalheim (SWE) – 20 pp (4+7+[24]+2+7)
9. Roelof Bouwmeester (NED) – 23 pp (11+[18]+7+3+2)
10. Ryan Palk (AUS) – 24 pp (9+8+[12]+3+4)

 

Foto: Thom Touw

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024