Lidera Consultoria fará o Plano de Desenvolvimento da Cadeia Náutica de Lazer do Estado de São Paulo

Por: Redação -
12/01/2018
Foto: Fotolia

A Lidera Consultoria, especialista em estratégia e gestão multissetorial, conquista um novo projeto, desta vez junto ao Fórum Náutico Paulista, que tem como objetivo principal fomentar a indústria náutica do estado. A Lidera foi habilitada para realizar o projeto devido às suas experiências anteriores em planejamento estratégico setorial e desenvolvimento regional. Dentre os trabalhos já desenvolvidos pela consultoria estão projetos para a indústria de chocolates e confeitos, para o setor de acessórios pet no interior de São Paulo, para arranjos produtivos de economia criativa em todo o Brasil, entre outros.

Em 2013, o Governo do Estado de São Paulo criou um grupo executivo de trabalho formado e apoiado por representantes de entidades do setor náutico, o Fórum Náutico Paulista. Dentre as entidades participantes estão a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI); Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Turismo; Investe São Paulo e Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL).

O grupo tem como objetivo principal fomentar o setor náutico do estado e elevar a competitividade das empresas participantes da cadeia. Apesar do potencial de geração de emprego e renda, em especial no segmento de comércio e serviços, as ações da Cadeia Náutica de Lazer se concentram em estaleiros e marinas, devido à sua estrutura mais consolidada. A fim de fomentar outros segmentos do setor náutico, que atualmente carecem de dados para diagnosticar impactos econômicos, o Fórum Náutico Paulista contará com a expertise de diagnóstico da Lidera Consultoria. Desse modo, será desenvolvido um mapeamento do Estado para toda a Cadeia Náutica de Lazer, que visa identificar os impactos positivos e as potencialidades para o setor.

Em análise realizada pelo Fórum Náutico Paulista, constatou-se que os dados disponíveis dessa cadeia, baseados em levantamento realizado em 2012, se concentram no segmento de produção de embarcações. Segundo essa análise, o faturamento brasileiro do setor foi de US$ 2,3 bi, ou seja, cerca de 2,75% do faturamento mundial; o setor náutico brasileiro emprega cerca de 40 mil pessoas, representando 5,71% de empregos do setor náutico mundial; e, em 2012, o país tinha cerca de 120 estaleiros, representando 2,45% do parque fabril mundial.

“A Lidera Consultoria deverá propor e mensurar os indicadores socioeconômicos para a cadeia, identificando seu potencial de contribuição com geração de emprego qualificado e renda”, explica Felipe Bussinger Lopes, sócio da Lidera. “Os consultores deverão realizar, também, benchmarking internacional, workshops, além de mapear as demandas e oportunidades de alavancagem de infraestrutura e nível de serviços vinculados ao setor náutico de lazer, em todo o litoral paulista e em região a definir em águas de represa do interior paulista”, completa.

A análise prévia demonstra que existe no país potencial para crescimento em outros segmentos do setor Náutico, principalmente a partir deste ano, que deve marcar a retomada da economia como um todo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)