Conheça a inusitada roupa de mergulho idealizada por Leonardo Da Vinci séculos atrás

0
2419

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Não apenas helicópteros, paraquedas e máquinas voadoras. Entre as invenções modernas que foram antecipadas pelo italiano Leonardo Da Vinci, há também um traje de mergulho que, como aconteceu com outras invenções de Leonardo, nunca foi desenvolvido. No entanto, um protótipo foi feito no início dos anos 50 por um estudioso da obra do mestre da Toscana, Luigi Tursini, que seguiu minuciosamente as indicações contidas no Codex Atlânticus (coleção de documentos de Leonardo Da Vinci).

A meticulosidade e atenção aos detalhes do traje e do aparato que deveria permitir que um homem respirasse sob a superfície do mar nos dá uma ideia de como Da Vinci estava atento às leis da física e seus protótipos não estavam sendo apenas impulsos imaginativos de um artista.

Foto: Reprodução

Feita de couro, a roupa recobriria o corpo todo do usuário, incluindo jaqueta, calças e uma máscara com um par de visores para que o mergulhador conseguisse enxergar o ambiente ao seu redor. A parte mais legal, complicada e incerta, no entanto, tem a ver com o mecanismo usado para que a pessoa conseguisse respirar debaixo d’água. Os esboços mostram longos tubos flexíveis que saem da máscara e vão terminar acima da linha da superfície, em flutuadores que seriam feitos de cortiça – e que, por isso, ficariam boiando. Isso permitiria que as pontas desses tubos ficassem permanentemente em contato com o ar, possibilitando a respiração regular do mergulhador.

LEIA TAMBÉM

>> Estaleiro gaúcho Delta Yachts apresenta novo projeto de veleiro. Veja as fotos
>> Paris realizará sessão inédita de cinema flutuante no maior lago artificial da cidade
>> Conheça o impressionante helicóptero de guerra transformado em carro-anfíbio

Da Vinci também levou em consideração outras necessidades como a estabilidade dentro d’água (ele chegou a pensar em um sistema de pesos que os mantivesse eretos no solo marinho), a possibilidade de subir ou descer com a ajuda de balões cheios de ar e até uma bolsa de couro separada para guardar o xixi dos mergulhadores caso eles ficassem apertados durante suas missões

De acordo com um site italiano, esse projeto de roupa de mergulho foi secretamente encomendado a Leonardo da Vinci pelo Senado da República de Veneza com o objetivo de criar uma ferramenta para dar aos marinheiros a oportunidade de se aproximarem do casco dos navios inimigos e afundá-los. No entanto, o projeto foi rejeitado pelos venezianos, pois os tubos e flutuadores em forma de sino (Leonardo também os havia projetado) seriam visíveis aos vigias inimigos.

Veja o traje completo:

Por Amanda Ligorio, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Intermarine 62 YT - 19/06/2020