Lars Grael na Volvo

Por: Redação -
11/04/2015

A família Grael é sinônimo de vela. Torben, Lars, Axel, Martine, Marco e cia limitada sempre dão orgulho ao Brasil dentro e fora da água. Na Volvo Ocean Race, o sobrenome está no panteão dos campeões com Torben, que conquistou o título na edição 2008-09. Outro exemplo de sucesso e de reconhecimento é Lars Grael, medalhista olímpico e hoje um dos porta-vozes da modalidade no Brasil. Mesmo depois de perder uma perna em um acidente em 1998, o campeão deu a volta por cima e é um dos melhores timoneiros da classe Star do mundo. Recentemente, Lars Grael venceu pela sexta vez o Campeonato Brasileiro da categoria e pela segunda a Bacardi Sailing Cup. Um exemplo de superação, assim como a Volvo Ocean Race.

“Na Volvo Ocean Race, os atletas se superam a cada dia, a cada etapa. É um evento único com o mais alto-nível técnico entre as tripulações. Disciplina, máximo rendimento e dificuldade fazem parte do campeonato. O barco só de mulheres é um exemplo, pois demostra superação e capacidade. Elas já venceram regatas locais e provaram que podem brilhar”, contou Lars Grael.

O velejador foi convidado para dar palestra nesta sexta-feira (10), na Vila da Regata. Mas antes, Lars Grael visitou a cidade de Itapema, próxima a Itajaí. No evento com a imprensa realizado no Plaza Resorts, o medalhista olímpico pediu mais investimento e atenção para vela oceânica nacional.

“O Brasil não tem cultura náutica. Existe um preconceito de que as marinas agridem ao meio ambiente. Essa imagem é antiga. O país ganharia com geração de renda e turismo, além do desenvolvimento do esporte náutico”, contou Lars Grael. “Somos referência na vela olímpica. Mas na vela oceânica a gente está um pouco atrás dos outros países, justamente por isso”.

Lars Grael elogiou os números de público da parada de Itajaí. O último levantamento já indicou que mais de 100 mil pessoas visitaram o local desde a última sexta-feira. “A reputação internacional foi grande para a cidade. A boa organização e o sucesso de público chamam a atenção para Itajaí”.

A Volvo Ocean Race aguarda a chegada do barco Dongfeng à cidade. O barco chinês navega a motor e deve atracar na Vila da Regata no início da semana que vem. O mastro chegou nesta sexta-feira de avião em Campinas e está a caminho de Itajaí. A largada para a sexta etapa — entre o Brasil e os Estados Unidos — será no domingo (19).

Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico