Lars Grael abre programação de palestras no Race Village, em Ilhabela

Por: Redação -
10/07/2018

Lars Grael é exemplo de superação, resiliência, persistência e todo adjetivo que se encaixe em uma história de vitória, como disciplina, força de vontade e garra. O velejador medalhista olímpico e campeão mundial atravessou a ‘tempestade e mares bravos’ após perder a perna direita em um acidente para ‘navegar de vento em popa’ no esporte e na vida. Segue disputando campeonatos no Brasil e no mundo, envolvido em projetos sociais e ministrando palestras. Em Ilhabela, para a disputa do Brasileiro da Classe Star – dentro da 45ª Semana de Vela de Monotipos -, ele falou a uma plateia de 200 pessoas no Race Village, no Centro Histórico da cidade, na noite deste domingo (8).

Em pouco mais de um hora de exposição, Lars Grael contou sobre a influência da família no esporte, as dificuldades no início da carreira na vela, as conquistas das duas medalhas de bronzes olímpicas (Seul/1998 e Atlanta/1996), da luta pela vida após o acidente em 1998 – quando a imperícia e irresponsabilidade do comandante de um iate colidiu com seu barco e decepou sua perna direita – e como deu a volta por cima, encontrando motivação para ultrapassar as barreiras provocadas pela deficiência física e voltar a ter uma vida produtiva, tanto como esportista, como na vida pública em prol do fomento ao esporte.

“Uma palavra que resume minha trajetória é persistência. Entre o meu primeiro título mundial, como proeiro de Snipe com meu irmão Torben, e o segundo, como timoneiro de Star com o Samuca (Samuel Gonçalves), passaram-se 32 anos. Então, quando era menos provável dar certo (já competia com uma perna amputada), a persistência mostra sua importância. É fundamental, quando temos um sonho na vida, lutar por ele, persegui-lo. Não há garantia que vai dar certo, mas só assim, acreditando e batalhando, a gente pode transformar um sonho em realidade. O título em 2015 foi uma realização pessoal em termos de superação”, declarou o velejador, no encerramento de sua palestra em Ilhabela.

A ligação de Lars Grael com Ilhabela gera frutos para o futuro do esporte. Ele empresta seu nome para a escola municipal de vela, que ensina os fundamentos da modalidade para 200 crianças, além de contar com equipes de competição. “Iniciamos a parceria com a cidade em 2002, com o Projeto Navegar. E aqui tudo se desenvolveu com tal intensidade, que ganhou força própria. Hoje, a escolinha municipal tem o meu nome, mas eu apenas represento muitos outros velejadores e é do povo de Ilhabela. Acompanhar sua estrutura e funcionamento é motivo de orgulho. Voltar para cá, um lugar que tão bem me acolhe e acolhe o nosso esporte, é sempre uma alegria e satisfação”, completou Lars, que tem como principais conquistas as duas medalhas olímpicas, dois títulos mundiais, 11 títulos continentais e 29 títulos nacionais, além de vários outros resultados de expressão obtidos desde a estreia em 1972.

LEIA TAMBÉM

>>Lars Grael receberá o troféu Adhemar Ferreira da Silva, maior honraria do esporte brasileiro
>>Lars Grael e Samuel Gonçalves levam a melhor no Campeonato Brasileiro de Star
>>Projeto Grael forma mais 300 jovens, e não só para a vela

O secretario de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, abriu o ciclo de palestras e falou sobre a importância da interação com grandes ídolos do esporte. “Eu, caiçara e velejador de Ilhabela, e o Beto (José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer), que é contemporâneo do Lars Grael na classe Tornado, temos grande orgulho em receber um dos maiores nomes da vela nacional e internacional. O intuito é trazer de volta para Ilhabela o conceito de Race Village, que é a integração entre comunidade, turistas e velejadores. Traremos temas do meio náutico e isso vai ocorrer durante todo o mês de julho, com intensa programação de palestras”, afirmou.

A programação de palestras no Race Village terá nomes como o navegador Amyr Klink, o paraquedista Luigi Cani, os velejadores João Hackerott, Juliétty Tesch e Juca Andrade, os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, entre outros convidados dentro da programação da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela. Com o tema “Você Pode Voar”, o paraquedista Luigi Cani vai falar dia 21 de julho. No dia seguinte, 22, o navegador Amyr Klink ministra a palestra “Expedições”. O velejador João Hackerott vai tratar de meteorologia no dia 24, enquanto Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, abordam o tema “As baleias e golfinhos de Ilhabela” no dia 25.

Os velejadores Juliétty Tesch e Juca Andrade se encontram com o público nos dias 26 e 27 e trazem as palestras “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias” e “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, respectivamente. No dia 28 é a vez dos jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani e seus “Desafios Extremos”. Toda a programação começa a partir das 18h30 e é grátis.

Além de palestras, o Race Village tem atividade todos os dias desta semana. Nesta terça-feira (10), a partir das 15h, a Arena Copa instalada no Centro histórico exibe a semifinal entre Bélgica e França. No dia seguinte (11), no mesmo horário, é a vez da partida entre Inglaterra e Croácia. Na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a atração é a Mostra de Dança da Fundaci, sempre às 20h. No sábado (14), a Arena Copa transmite a disputa pelo terceiro lugar na Rússia e, na sequência, às 20h, começa o Desfile dos barcos do Ilhabela Boutique Boat Show, seguido do show da Orquestra Rock, a partir das 20h30. Para o domingo (15), a final da Copa do Mundo tem início às 12h e às 20h tem show da Banda Captadores.

E MAIS

>>Pier 26 oferece pacotes promocionais para veleiros inscritos na 45ª Semana de Vela de Ilhabela
>>Semana de Vela de Ilhabela 2018 terá Brasileiro de C-30 em paralelo
>>Baleias na raia da Semana de Vela de Ilhabela

O Race Village foi inaugurado na noite de sábado (7), com a presença do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório, do secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus e do secretario de Desenvolvimento Econômico e do Turismo Ricardo Fazzini, entre outras autoridades. Na sequência veio o show do rapper Gabriel, o Pensador, que contou com cerca de 5 mil pessoas, que lotaram o Centro Histórico da Vila, no maior público desta temporada. O espaço segue com intensa programação até o dia 29 de julho, no Centro Histórico de Ilhabela.

A partir de quinta-feira (12), Ilhabela receberá mais uma edição do Boutique Boat Show, que promete agitar as águas do Saco da Capela — o mais tradicional reduto de barcos da ilha. O evento segue até domingo (15) e reunirá grandes lançamentos e destaques do mercado náutico na Capital Nacional da Vela. A entrada é gratuita e, além da oportunidade de conhecer grandes embarcações do mercado brasileiro, outras atrações estarão a disposição do público, como um telão flutuante de 18m² que exibirá a final da Copa do Mundo.


PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

RACE VILLAGE (Praça das Bandeiras)

Dia 21 – sábado
18h30 – Palestra “Você Pode Voar”, com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

Dia 22 – domingo
18h30 – Palestra ‘Expedições”, com o navegador Amyr Klink

Dia 24 – terça-feira
18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia

Dia 25 – quarta-feira
18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

Dia 26 – quinta-feira
18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch

Dia 27 – sexta-feira
18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade

Dia 28 – sábado
18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Canal Náutica no YouTube fará cobertura ao vivo do Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transmissão ao vivo todos os dias

    NÁUTICA Talks: Capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto leva papo sobre o app NavSeg

    Ferramenta da Marinha para a segurança da navegação será o ponto principal da palestra no Rio Boat Show 2024

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2022

    Após dois anos sem acontecer, evento atracou na Cidade Maravilhosa recheado de atrações e surpreendeu com crescimento de 15%

    Com dicas para compra do primeiro veleiro, família Velho Jack estará no NÁUTICA Talks

    Angelita Rumor, Jackson Alves e Kurt Dali levarão papo ao evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks terá palestra de Cintia e Lula, da CL Vela, sobre introdução das crianças no esporte

    Dupla revelou a bicampeã olímpica Kahena Kunze e vai comandar papo sobre a modalidade na infância, durante o Rio Boat Show 2024