WB 40 Classic: a lancha italiana que combina madeira e fibra de carbono

0
592

Mais do que uma simples novidade, a lancha WB 40 Classic, do estaleiro italiano Wooden Boats, é um exemplo de como os barcos poderão ser no futuro. Seu casco, em V profundo, medindo 12,95 metros, traz uma combinação de dois materiais muito diferentes: a clássica madeira e compostos de fibra carbono — mistura de alta resistência e baixo peso.

Até recentemente, a mistura desses dois elementos era tida como antiestética. O estúdio Arnaboldi decidiu apostar nessa ideia. As fotos que ilustram essa matéria não deixam a menor dúvida do acerto. A WB 40 é uma lancha linda e estilosa, provando que compostos de carbono podem, sim, ser elegantes e de bom gosto, como qualquer material.

Do casco ao convés, essa combinação toma o lugar da fibra de vidro, em um sanduíche feito com camadas prensadas de mogno e fibra de carbono pré-impregnada, usando a técnica de resina epóxi a vácuo.

O estaleiro Wooden Boats foi criado em 2012 e já colocou na água 18 grandes barcos. O projeto da WB, feito sob encomenda de um europeu, leva a assinatura do engenheiro naval Marco Arnaboldi. Tem acomodações para 14 pessoas durante o dia, um camarote com banheiro para pernoite. No desempenho, alcança de 40 nós de máxima, com 36 nós na velocidade de cruzeiro. A propulsão a jato (MJP 250X) acoplada a dois motores Yanmar de 420 hp cada foi uma exigência do proprietário.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Schaefer770