Lancha esportiva de 35 pés assinada pela Pininfarina é o menor modelo de estaleiro inglês

Por: Redação -
01/06/2021

O estilo supercarro é exatamente o que você espera da Pininfarina, o estúdio por trás de alguns dos mais famosos designs automotivos da Ferrari e da Alfa Romeo – e exatamente o que você ganha na lancha R35, menor lancha (10,8 metros) do portfólio da inglesa Princess Yachts.

O modelo, equipado com dois motores Volvo V8 a gasolina, cada um produzindo 430 mhp, conta com o sistema de controle por joystick IPS da Volvo, e promete uma velocidade máxima de 50 nós, de acordo com informações preliminares de seus idealizadores.

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“Isso começou como um exercício de marketing, para criar um pôster pin-up da Princess Yachts, algo que produzisse uma resposta emocional”, explica Kiran Haslam, diretor de marketing da Princess Yachts. Foi uma ideia que renasceu com uma aparência diferente, após a nomeação de Antony Sheriff como presidente executivo. Sheriff, o ex-diretor administrativo da McLaren Automotive, viu potencial na proposta e o trabalho começou a redefinir a percepção da Princess Yachts usando o R35 como ponto de partida.

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O desempenho do R35 é em grande parte devido à construção do barco em fibra de carbono, segundo Haslam, que também revela que, devido a isso, o R35 é aproximadamente 30% mais leve do que se fosse construído com fibra de vidro. “Estamos usando um material chamado sprint, que é uma infusão de filme de resina”, acrescenta o diretor técnico Paul Mackenzie, também conhecido como Mr Carbon, e anteriormente responsável pelo desenvolvimento de fibra de carbono para a McLaren Mercedes SLR na McLaren. Usando apenas o mínimo de resina necessária, explica Mackenzie, o sprint oferece uma economia de 20% em custo e peso em relação ao método padrão de fibra de carbono.

Adicione isso à aerodinâmica da Pininfarina e aos cálculos meticulosos e dinâmica de fluidos computacional por outro membro do projeto, Ben Ainslie Racing Technologies (BAR Technologies), que desenvolveu um elemento-chave do R35, o Princess Active Foil System (AFS). Ele lança hidrofólios retráteis assim que os motores são ligados, para criar estabilidade e previsibilidade no comportamento do barco e, essencialmente, dá-lhe controle de tração.

Este controle de tração opera em dois modos: conforto ou esporte. Ao viajar a mais de 35 nós, o sistema muda automaticamente para esporte e mantém o barco plantado na água, enquanto no modo conforto, o AFS coloca limites maiores no ângulo de inclinação. No esporte, o timoneiro pode atacar as curvas com a agressividade que quiser, até o ponto em que perderia desempenho ou controle.

Mas não é apenas o desempenho que foi cuidadosamente planejado – a cabine do R35 é moderna. O assento em forma de U inclui uma mesa central que pode abaixar para acomodar dois em pernoite. Esta área aparentemente espaçosa inclui um camarote, pia, geladeira e uma tela estreita montada na parte superior da cabine, atrás da proa. Conectado à tela, está uma transmissão ao vivo de uma câmera montada na proa, para criar uma visão quase ininterrupta de 180 graus. A mesma tecnologia é usada para observar a recuperação da âncora que é implantada por meio de um braço extensível escondido atrás de uma escotilha na proa.

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