Jorge Zarif vence final da Copa do Mundo de Vela na França

Por: Redação -
11/06/2018
Foto: Richard Langdon

Mais um domingo e mais um show de Jorge Zarif nas águas da França. Com uma atuação brilhante neste dia 10, em Marselha, o brasileiro venceu a regata da medalha da classe Finn e conquistou o ouro na Final da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). O velejador terminou com apenas 34 pontos perdidos e deixou para trás o segundo colocado, o neozelandês Josh Junior (51 p.p.). A performance decisiva foi muito semelhante à que lhe valeu o título da etapa francesa de Hyères da Copa do Mundo, no fim de abril.

“Foi muito bom. Em Hyères, a única regata que eu venci foi a da medalha. Aqui eu fiquei com o colete amarelo do líder por quatro ou cinco dias. É como se tivesse um alvo nas costas, com todo mundo mirando em você. Mas estou feliz por ter ganhado a regata e o campeonato”, afirmou Jorginho.

Também neste domingo, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputariam a regata da medalha na classe 470 feminina, mas a prova foi cancelada por falta de boas condições de vento. As brasileiras, que sonhavam com o bronze, terminaram a competição em sexto lugar, com 63 pontos perdidos.

Assim como em Hyères, o brasileiro dominou a regata da medalha em Marselha. Montou todas as boias em primeiro lugar, apesar de um começo ruim na prova decisiva.

“Tive uma largada terrível. Honestamente, não fazia ideia do que seria melhor, direita ou esquerda, e fiquei no meio da flotilha. Então vi muito vento vindo pelo lado direito. Tentei ir por ali e deu certo. Desta vez tive sorte”, descreveu.

O ouro na França coroa uma temporada excelente para Jorge Zarif. O brasileiro foi campeão da Copa do Mundo de Hyères (França), ficou em 4º lugar na Copa do Mundo de Miami (EUA), foi 5º no Troféu Princesa Sofia e 7º no Campeonato Europeu, ambos na Espanha. A próxima parada será o Mundial de Classes Olímpicas, em Aarhus, na Dinamarca, a partir de 30 de julho. O evento será a primeira competição qualificatória de países para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“O objetivo no Mundial é classificar o Brasil. Vai ser muito difícil. São só oito vagas nessa primeira classificatória. Vou lutar para estar mais uma vez nos Jogos e, se vier uma medalha em Aarhus, melhor ainda”, disse Zarif.

EQUIPE BRASILEIRA TEM 100% DE APROVEITAMENTO NO TOP 10

Ao todo, a Equipe Brasileira de Vela teve um ótimo desempenho na Final da Copa do Mundo de Marselha, etapa que encerrou a temporada 2017/2018 da World Sailing. Todos os oito velejadores do Brasil se classificaram para as regatas da medalha, terminando no top 10 de suas classes.

Confira os resultados completos do Brasil em Marselha:

Finn – Jorge Zarif, ouro, 34 p.p.

470 – Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, 6º lugar, 63 p.p.

Nacra 17 – João Bulhões/ Gabriela Nicolino, 9º lugar, 92 p.p.

Nacra 17 – Samuel Albrecht/ Bruna Martinelli, 10º, 99 p.p.

RS:X Feminina – Patrícia Freitas, 9º lugar, 78 p.p.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos