Jorge Zarif vence a Copa do Mundo de Vela na França

Por: Redação -
04/05/2018
Foto: Jesus Renedo

Com um desempenho brilhante na regata da medalha, Jorge Zarif conquistou no último domingo, dia 29, o ouro na etapa de Hyères (França) da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). O brasileiro venceu a prova decisiva da classe Finn de ponta a ponta, com grande vantagem sobre os adversários. Com esse resultado, terminou o campeonato com 38 pontos perdidos, deixando o holandês Nicholas Heiner (46 p.p.) com a prata e o turco Alican Kaynar com o bronze (50 p.p.).

“Foi muito bom. É a terceira etapa de Copa do Mundo que eu ganho. É a oitava vez que venho para a Hyères e a primeira que consigo medalhar aqui. Logo de cara conseguir o ouro me deixa muito feliz. É muito importante para o resto da campanha este ano”, afirmou Jorginho, que já havia sido campeão duas vezes da etapa de Miami da Copa do Mundo (2016 e 2017).

O ouro na França coroa uma temporada que já está sendo muito boa para Jorge Zarif. O brasileiro ficou em 4º lugar na Copa do Mundo de Miami (EUA), foi 5º no Troféu Princesa Sofia e 7º no Campeonato Europeu, ambos na Espanha. A próxima parada será a etapa Final da Copa do Mundo, que reunirá os melhores velejadores da temporada em Marselha (França), de 3 a 10 de junho.

Neste domingo, Jorginho entrou na prova decisiva em segundo lugar na classificação geral, atrás de Nicholas Heiner. Com ventos de 12 a 15 nós, deu um show na regata da medalha para subir no topo do pódio. Logo na largada, enquanto os demais competidores saíram pela esquerda, o velejador brasileiro optou pelo lado direito da raia. Foi a escolha perfeita. Jorginho disparou na liderança, deixando para trás até o atual campeão mundial, o sueco Max Salminen, que acabaria a prova em segundo lugar, mais de 100 metros atrás.

“Falei com o pessoal da Laser, que disputou a medal race antes da Finn, e todos diziam que estava melhor pela esquerda. Mas um pouco antes da largada eu percebi mais vento do lado direito. Deu certo o plano de ir para a direita”, explicou Zarif.

CLASSE 470 FEMININA

A Equipe Brasileira de Vela também esteve bem representada na decisão da classe 470 feminina. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a regata da medalha em sexto lugar e ficaram na nona colocação na classificação geral, com 108 pontos perdidos. Foi um resultado expressivo após um começo de semana complicado para a dupla nas primeiras provas. O ouro foi para as francesas Lecointre/Retornaz (62 p.p.).

Ao todo, a delegação brasileira teve 13 atletas em Hyères. Veja abaixo os resultados dos demais velejadores do país.

Nacra 17: Samuel Albrecht e Bruna Martinelli, 7º lugar, com 112 pontos perdidos;

Nacra 17: João Bulhões e Gabriela Nicolino, 17º lugar (161 p.p.)

49er: Carlos Robles e Marco Grael, 24º (118 p.p.);

470 masculina: Geison Mendes e Gustavo Thiesen, 34º (217 p.p.).

Laser: Bruno Fontes, 33º (273 p.p.);

Laser: João Pedro Souto de Oliveira, 55º (408 p.p.)

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio