Empresa neozelandesa apresenta propulsão híbrida a jato d’água e elétrica
Um novo sistema de propulsão a jato de água híbrido elétrico está sendo lançado pela neozelandesa HamiltonJet, que inventou o barco a jato em 1954, quase 70 anos atrás. A empresa, agora, fabrica jatos d’água para praticamente todos os tipos de barcos e finalidades possíveis: recreação, aquicultura, incêndio, busca e salvamento, militares, balsas, etc.
Ben Reed, CEO da HamiltonJet, diz que a empresa vem colaborando em um grande número de projetos híbridos elétricos em todo o mundo, tornando-se integradora especializada em tecnologias elétricas híbridas e levando ao design deste produto, conhecido como EHX.
“Quando se trata de soluções elétricas híbridas, sabemos que um tamanho definitivamente não serve para todos”, diz Reed. “É por isso que criamos um sistema escalável para projetos de embarcações individuais. Motores, capacidade da bateria e componentes são todos selecionados especificamente com base nas necessidades personalizadas. Isso significa que podemos garantir o melhor resultado pelo menor custo”.
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Recentemente, eles adquiriram um catamarã de alumínio de 15 metros, que está sendo reformado com os novos jatos de água EHX, para teste. O barco, White Morph, foi projetado e construído por outras empresas da Nova Zelândia, Teknicraft e Q-West.
O barco de recreio foi originalmente equipado com dois motores a diesel Yanmar de 720 hp, juntamente com os jatos da série HJ da HamlitonJet. A reforma será feita pela Q-West, instalando os jatos mais recentes, um sistema de acionamento elétrico da Danfoss (além dos Yanmar) e baterias de íon de lítio Corvus Dolphin.
O sistema de jato de água híbrido elétrico EHX controla tudo – baterias, máquinas elétricas e motores a diesel. Os testes e o desenvolvimento do barco se concentrarão em como o barco funciona em quatro modos: totalmente elétrico, diesel, geração de diesel e aumento de diesel, o que aumenta a velocidade máxima combinando a máquina elétrica com o diesel.
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