Jaguar e Williams na água e com recorde de velocidade com motor de popa elétrico

0
1272

O que esperar de uma firma composta pelas britânicas Jaguar e Williams — líderes das pistas de corrida — e por sua compatriota Vector, renomada fabricante de lanchas de alto desempenho? Nada menos que um barco campeão, não é? Pois foi isso que essas três icônicas marcas mostraram, ao longo de duas pernas em um percurso de 1 km no lago Coniston Water, na Inglaterra.

Com um pequeno catamarã, o V20E, pilotado por Peter Dredge, a assim chamada Jaguar Vector Racing detonou o recorde mundial absoluto de velocidade com barco elétrico movido a energia de baterias, ao atingir 88,61 milhas/h (142,6 km/h) — a marca anterior era 76,8 milhas/h (123,6 km/h), estabelecida por Helen Loney, há 10 anos.

LEIA TAMBÉM

>>Conheça a história do engenheiro civil que construiu, do zero, um veleiro de 25 pés
>>O menor barco do mundo mede seis pés, leva apenas uma pessoa e dá para construir em casa
>>Conheça o recorde de esqui do australiano Alex Luther

Sem revelar dados técnicos da sua veloz lanchinha elétrica, que usou motorização de popa, a equipe ressaltou, no entanto, sua intenção de se manter na linha de frente da tecnologia de eletrificação. “Nossa missão é ‘Correr para Inovar’”, disse o diretor de marketing de experiência da Jaguar, Mark Cameron. A depender da vontade dessa turma, novas façanhas virão, já que o time se programou para outras tentativas de quebra de recordes nacionais e mundiais pelos próximos 18 meses.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones