Itajaí Sailing Team

Por: Redação -
22/03/2016

Depois de ganhar uma marina de padrão internacional e sediar, por duas vezes, as regatas Volvo Ocean Race e Jacques Vabre, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, deu mais uma mostra de porque é considerada a nova capital da vela de oceano do Brasil. Em um concorrido evento ontem, dia 21, na Marina Itajaí, foi apresentado o novo barco da equipe de vela que representará a cidade nas principais regatas do país nos próximos dois anos, um veleiro de alta performance Soto 40, considerado um puro-sangue das regatas. Itajaí é a única cidade do país que tem uma equipe oficial de vela, embora ela tenha sido criada e seja mantida por iniciativa de um grupo de velejadores da cidade, liderados pelo entusiasta Alexandre Santos, um ex-diretor do porto da cidade, que, dois anos atrás, abriu mão do cargo para se dedicar apenas a organização das regatas internacionais que já fizeram paradas na cidade, além de criar uma equipe de vela para o município, o Itajaí Sailing Team, e, agora, coordenar a compra do novo barco do time. “Nosso objetivo não é apenas participar de regatas e divulgar a cidade, mas, principalmente, estimular o surgimento de novos velejadores entre os jovens e crianças de Itajaí”, disse Alexandre, no bonito evento de lançamento do novo barco da equipe – que já vem com um invejável histórico de vitórias.

O novo veleiro do Itajaí Sailing Team é, nada mais, nada menos, do que o barco com o qual Torben Grael, um dos maiores nomes da história da vela de oceano no país e o maior medalhista olímpico do Brasil, usou nos últimos seis anos nas competições da classe Soto 40. Ele foi vendido para a equipe catarinense e, no seu lançamento, contou com a presença do próprio Torben no evento. “O Soto 40 é um barco que exige bastante conhecimento técnico e isso ajudará muito no desenvolvimento dos membros da equipe”, disse Torben, ao entregar o barco aos seus novos donos.

Até aqui, o Itajaí Sailing Team, criado dois anos atrás, vinha participando de regatas com um barco de cruzeiro adaptado para competições. Agora, com o Soto 40 que pertenceu a Torben, um dos únicos seis barcos desse tipo que existem no país, terá um barco 100% regateiro. “Nossa estreia com o novo barco será no Ubatuba Sailing Festival, em maio. Depois, participaremos da Semana de Vela de Ilhabela, da Refeno, da regata Santos-Rio e da Volta a Ilha, em Floripa, além de ações promocionais com os nossos patrocinadores nas Olimpíadas do Rio”, contou Alexandre no evento. Além dele, a equipe é formada por outros nove velejadores, todos catarinenses (sete da própria Itajaí), além de um “velejador-mirim”, o jovem João Pedro Copello, de apenas 13 anos, ex-aluno da associação náutica de Itajaí, que participará de todas as regatas, dentro do princípio de formar novos velejadores na cidade. O comandante do barco será o velejador Marcelo Gusmão e o treinador o time o velejador profissional André Fonseca, o Bochecha, ex-campeão mundial da classe e o único brasileiro na última Volvo Ocean Race. “O que estes caras de Itajaí estão fazendo em prol da vela é um magnífico exemplo”, disse Bochecha no evento.

Bem estruturada e com tudo planejado, o primeiro grande objetivo internacional da equipe, que este ano tem o patrocínio de sete grandes empresas da região, APM Terminals, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além do apoio da Molim e Anasol, é a participação na regata Capetown-Rio em 2019, que atravessará o Atlântico, da África para o Rio de Janeiro, daqui há três anos, mas já com outro barco, um veleiro de competição da classe Open 60, que será construído na própria cidade, já a partir do ano que vem. “Até lá, estaremos aprendendo e treinando bastante com o novo barco”, diz Alexandre. Depois, se as condições financeiras permitirem, o Itajaí Sailing Team sonha com a participação na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, marcando assim a volta de uma equipe brasileira na maior regata do mundo. E, pelo que o envolvimento da cidade com a vela já mostrou, convém não duvidar disso.

Fotos: Divulgação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024