Planos para 2016

Por: Redação -
13/07/2015

Os velejadores de 145 embarcações, amigos, familiares, turistas e moradores de Ilhabela que acompanharam a cerimônia de premiação da 42ª Ilhabela Sailing Week, no palco montado no centro da Vila, na noite deste sábado (11), receberam, em primeira mão, a informação de que a próxima competição já tem data definida. A 43a. edição será disputada de 8 a 16 de julho de 2016.

Entre as novidades a serem consolidadas, está o desfile das embarcações junto ao píer da Vila, o centro histórico de Ilhabela. Na manhã deste sábado (11), antes da regata decisiva, os barcos foram saudados por centenas de torcedores que se aglomeraram para ver, a poucos metros de distância, o trabalho das tripulações a bordo e conhecer de perto as embarcações oceânicas.

“O pessoal que estava em terra adorou. O desfile veio para ficar e deverá ser incluído oficialmente na programação de 2016”, vibrou Carlos Eduardo de Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela. “Neste ano tivemos regatas de altíssimo nível. As variadas condições de vento impuseram várias dificuldades. Gostei muito de 2014, mas achei este ano melhor ainda. Vamos continuar trabalhando para que o evento seja cada vez mais da cidade e não apenas do Yacht Club de Ilhabela”, projetou Kalu.

Apesar das relações estreitadas com a prefeitura, o YCI não abre mão do gerenciamento técnico da competição para assegurar a qualidade das regatas, o que neste ano atraiu tripulações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, além de Argentina e Uruguai, país do campeão Cristabella, que representou o Yacht Club Uruguayo.

Quem também estava vibrando muito na cerimônia de premiação era a medalhista olímpica Ida Álvares, bronze com a seleção feminina de vôlei nos Jogos de Atlanta, em 1996. A secretária adjunta de Turismo de Ilhabela foi conquistada definitivamente pelo evento e entrou pela primeira vez em uma embarcação à vela. “Estou emocionada e muito feliz porque gosto de competir e de aprender. Exige um trabalho forte de equipe. Agora eu sei o que significa caçar a genoa, dar um bordo, soltar o cabo”, relatou a tripulante Ida.

Disciplinada no esporte, Ida conquistou a confiança da tripulação do BL3 Urca e ajudou o barco da Escola de Iatismo BL3 a conquistar a medalha de bronze na RGS Geral. “Estava com receio de errar e comprometer o trabalho a bordo, mas me senti segura porque fui muito bem acolhida”, disse a atleta olímpica extasiada com a nova experiência.

“O vôlei foi uma fase muito importante que vivi. Hoje procuro outros caminhos, mas o espírito de equipe permanece vivo. Percebi, por exemplo, que demorar para caçar um cabo é o mesmo que você passar uma bola errada para a levantadora. Quero muito competir em outras regatas. Tanto faz se vai ter vento ou não”, decidiu a velejadora estreante, contagiada pela atmosfera da vela.

Campeões de cada classe

ORC Geral – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC A – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC B – Santa Fé V (Nelson Avila Thomé)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC – Cristabella l(Martin Meerhoff)
C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 – Campeão: Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 – Carioca Jr. (Roberto Martins)
HPE 25 – Suzuki/Bond Girl (Rique Wanderley)
Clássico – Aries III (Alex Calabria)
Mini – Jacaré (Pedro Fukui)
RGS Geral – Asbar II (Sérgio Klepacz)
RGS A – Kalymera V (Antonio Carlos Paes Leme)
RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)
RGS C Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco)
RGS Cruiser Helios II (Marcos Gama Filho)
Bico de Proa A – H2Orça (Hilpert Zamith)
Bico de Proa B Super Bakanna (Alexandre Dangas)
Star – Marcelo Bellotti/Pedro Bolder
Equipes – Iate Clube do Rio de Janeiro (Seu Tatá / Magia / Kalymera / Kybixu)
Sul-Americano de ORC – Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva)
Diário de Bordo – Maestrale II (ORC/IRC, Adalberto Casaes)

Para conferir os resultados completos clique aqui.

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos