Island Gardens, em Miami, é uma das mais badaladas marinas dos Estados Unidos

0
667

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Frequentada pela elite náutica de Miami e por milionários de todo o mundo que chegam ao sul da Flórida (muito bem) embarcados, a Island Gardens Deep Harbour é a mais completa tradução do que seja uma marina moderna, com todos os serviços e tecnologia para receber, de uma só vez, cerca de 50 iates, superiates e megaiates. Mas não é apenas uma marina.

Trata-se de um megaempreendimento náutico, que ganhará, em breve, dois hotéis de luxo, além de um shopping center, um edifício residencial e lojas de grifes. “Nosso objetivo é estabelecer Miami como o centro americano no circuito de iates de elite, junto com Mônaco, St. Tropez, Sardenha e St. Barts”, explica Mehmet Bayraktar, presidente do grupo responsável pelo projeto, avaliado em US$ 1 bilhão.

a island gardens é um megaempreendimento náutico que atrai famílias da alta sociedade americana e milionários de todo o mundo

O público-alvo: famílias endinheiradas americanas, naturalmente, e milionários de todo o mundo, inclusive brasileiros, que aplicam boa parte de seu patrimônio em embarcações de grande porte e encontram na Island Gardens um porto seguro para curtir a vida.

Projetada exclusivamente para superiates em Watson Island, uma ilha artificial em Biscayne Bay, a marina é um show de tecnologia e de superlativos. Basta dizer que tem estrutura para receber embarcações de até 550 pés, ou 150 metros de comprimento. Não é à toa que seus píeres são palco, todos os anos, de um dos mais luxuosos eventos náuticos do mundo, o SuperYacht Miami, que acontece simultaneamente ao Miami Boat Show e reúne alguns dos mais badalados iates que frequentam a lista dos 100 maiores do mundo.

Por estar próxima ao canal do Porto de Miami, a profundidade máxima é de até 27 pés (cerca de 8 metros, daí o nome Deep Harbour, de águas profundas), o que permite que todas as manobras de atracação sejam realizadas com o máximo de segurança possível, mesmo para os megaiates. Detalhe: todas as vagas molhadas da Island Gardens contam com imponentes píeres flutuantes de alumínio, material de alta qualidade e que dispensa manutenção, como nas melhores marinas do mundo.

Com revestimento de madeira, os píeres de alumínio pesam, no mínimo, menos da metade que os píeres mais leves de concreto, o que resulta em menos carga nas uniões e pontos de fixação e, consequentemente, menor exigência de manutenção. No caso da Island Gardens, são nada menos que 1 524 metros lineares desses píeres.

todas as vagas molhadas da Island Gardens oferecem imponentes píeres flutuantes de alumínio. Ao todo, são mais de mil metros lineares

Não por acaso, o lugar vive sempre muito bem frequentado. A quantidade de megaiates é tão grande que não há como não se surpreender. Entre uma embarcação e outra, você vê um superiate de mais de 200 pés e até um megaiate de 550 pés, a capacidade máxima.

Todas as vagas contam com estrutura de água, energia, sistema de internet e equipe altamente treinada de apoio. O principal trunfo desse complexo náutico, junto com a fabulosa estrutura de serviço, é a localização. A Island Gardens fica a 15 minutos do aeroporto e apenas 10 minutos de carro do principal centro financeiro da cidade.

O acesso pelo mar também é rápido e fácil. “É feito por meio do Government Cut, canal usado pelos navios de cruzeiro para acessar o terminal de passageiros do Porto de Miami, sem a necessidade de enfrentar a abertura das famosas pontes móveis que cercam os principais canais e rios da cidade”, afirma Leonardo Aleman, sócio da Brazil Yacht Services, única empresa brasileira especializada na prestação de serviços para iates e charter, com escritórios no Rio, em Miami, além de Mônaco e Palma de Maiorca, na Europa.

A excelente infraestrutura em terra é a “cereja do bolo”, porque proporciona facilidade, conforto e segurança tanto para os proprietários quanto para as tripulações dos barcos. Assim é, por exemplo, o estrelado restaurante The Deck, às margens da baía de Biscayne, uma das vistas mais exclusivas do pôr do sol que o sul de Miami tem a oferecer. Suas disputadas mesas recebem gente descolada, badaladas festas privadas e elegantes encontros de gala ao ar livre. O ambiente é digno de Instagram.

Palmeiras balançam com a brisa, enquanto a música pulsa no ar, taças tilintam e câmeras registram tudo ao longo da orla da Island Gardens, com o iluminado horizonte do centro de Miami e superiates ancorados completando a paisagem. Um sonho para qualquer amante náutico. No Brasil, quantas barreiras burocráticas teriam de ser vencidas para a concretização de um projeto desse porte?

As disputadas mesas do estrelado restaurante The Deck, às margens da baía de Biscayne, recebem gente descolada, badaladas festas privadas e elegantes encontros de gala ao ar livre

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste FS 290