Irmãos de Jet

Por: Redação -
19/11/2014

32 títulos entre primeiros e segundos lugares, essa é a impressionante marca dos irmãos Brito — como são nacionalmente conhecidos Valdir e Umberto Brito. Valdir Brito Jr, soma 19 troféus enquanto seu irmão gêmeo, outros 13 títulos. Ir a Lake Havasu, nos Estados Unidos, e competir nas Worlds Finals com os melhores do mundo não é tarefa para qualquer piloto, como diz o ditado “só os bons sobrevivem” e no mundo disputado do jet não é diferente. Em 2014 o Brasil mais uma vez esteve muito bem representado nas águas de Lake Havasu onde acontece as World Finals (finais mundiais) — evento anual onde centenas de pilotos buscam o título de campeão mundial. Valdir Brito Jr e Umberto Brito, foram, e diga-se de passagem pela primeira vez, e trazem na bagagem o título de Vice-Campeão na categoria Amatuer Turbo Stock, 3º lugar na Novice Turbo Limited conquistados por Valdir e um esplêndido 3º lugar na Novice Runabout Stock conquistado por Umberto.

Nada acontece por acaso, ninguém vai ao maior campeonato de jet do mundo sem experiência, ou porque “caiu de paraquedas” no esporte. Essa trajetória vitóriosa, começou aos 7 anos de idade, quando seu pai, o empresário e um dos primeiros brasileiros a ter um jet começou a incentivar seus filhos com disputas de quem era o mais veloz. “Nosso pai sempre gostou de competições e deu o primeiro empurrão. No ano de 1999 participamos de um endurance de 4 horas de duração no campeonato brasileiro em Boa Esperança que era em dupla, e em nossa primeira corrida nós vencemos com mais de 12 minutos de vantagem para o 2º colocado.”

As vitórias são sempre conquistadas pela equipe, no caso, a JETCO, que é formada pelos pilotos já citados e 3 mecânicos Valter, Luisão e Mauricio, que infelizmente não estiveram presentes nos títulos do mundial esse ano. Em Havasu, o jet foi preparado pela R&D com o apoio de Fabinho da FRacing. Na verdade os irmãos Brito devem o resultado a Bill Chaplin, preparador da equipe nos Estados Unidos, que é um dos grandes nomes em corridas. O jet pilotado era um Yamaha FZR SCHO 2014 que atingia a incrível marca de 84 mph sendo Stock estado com aproximadamente 350 hp. Mas a vida não é feita só de competições, tanto Umberto quanto Valdir são formados em Propaganda e Marketing exercendo a profissão na concessionária JETCO/Yamaha. Para 2015 a projeção é voltar aos Estados Unidos, dessa vez buscando o almejado título de campeão mundial.

Mas como uma equipe é composta por várias pessoas, e já citamos aqui o Fabinho da FRacing e o Bill Chaplin, não podemos esquecer do amigo Abraham, ajudando sempre em toda a parte funcional e de logística, além de ser o holder.

Eu estive lá, acompanhei os quase 10 dias de competições, e vi o empenho da equipe quanto a horários, briefing, treinos e disputas boia – a – boia.

Certamente campeões não se fabricam, acredito ser um dom, aquele olhar que define o vencedor do simples e mero competidor. O Brasil é um celeiro desses campeões, passando por Lorenzo Zaluski, Deniso Casarini, Paulo Zamprogna, Rê Maynard chegando aquele que na minha opinião é o melhor, Celio Vinicius. Certamente o piloto de Goiás abriu as portas e colocou o Brasil no lugar de destaque que nos é merecido.

Hoje seu legado fica para a geração mais jovem como os Britos e também para o goiano David Prado.

Questionados sobre o significado de correr em Havasu, a resposta foi taxativa “…Muito importante, porque já temos vários títulos aqui no Brasil, mas sempre tínhamos a dúvida de como era competir contra os melhores do mundo e como estaria o nosso nível, então pudemos ter certeza que somos competitivos e estamos entre os 3 melhores do mundo…”.

Me sinto uma parte dessa equipe, pelos momentos que passamos juntos em Lake Havasu, e certamente espero encontrá-los no V PSA que acontece nos dias 29 e 30 de novembro ou quem sabe nas próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Jet.

 

Ricardo Fuchs é fotógrafo da JetSkiNworld & Photojetski e viaja o mundo atrás das impressionantes imagens das competições de jets

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"