Inverno em Ilhabela

Por: Redação -
23/06/2015

A Ilhabela Sailing Week chega à 42ª edição de 3 a 11 de julho e a cada ano verifica-se a evolução do campeonato considerado o mais importante da vela oceânica da América Latina. Não se trata de uma competição isolada e a festa não fica restrita à água. O estreitamento na parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal permite o envolvimento de toda a comunidade em relação ao esporte, cultura, lazer, comércio, gastronomia e rede hoteleira.

Ilhabela torna-se destino praticamente obrigatório a cada mês de julho para velejadores, seus amigos e familiares. “Neste ano, a Ilhabela Sailing Week marca um novo momento para o YCI e a Prefeitura. Ambos estão mais próximos, estamos trabalhando juntos”, afirma o secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger.

O regime de ventos em Ilhabela e as condições especiais e variadas para se montar as raias fez com que Ilhabela ganhasse a denominação de Capital Nacional da Vela na década de 1980. A evolução da Ilhabela Sailing Week foi um dos fatores de contribuição para o justo cognome. “A vela é o nosso DNA. Por conta do canal e dos bons ventos, grandes regatas são disputadas em Ilhabela, onde existem várias escolas de vela incluindo-se projetos municipais. O logo da vela que representa a cidade, tornou-se marca forte, consolidada. Daqui já saíram muitos campeões”, enaltece Harry Finger. A vocação náutica de Ilhabela será ratificada pelos Aquabus, transporte que em breve estará à disposição de turistas e população. Os catamarãs estão, por enquanto, atracados no pier do YCI.

A comunidade da vela, incluindo-se organizadores, patrocinadores e demais envolvidos, o setor hoteleiro e os restaurantes ganham, no inverno, movimento quase similar ao do verão. Com mais de 130 barcos inscritos, a Ilhabela Sailing Week deve levar novamente cerca de cinco mil turistas ao município, provocando impacto de aproximadamente R$ 7 milhões na economia local. Para os adeptos de aventura e esportes mais radicais, a visita à Cachoeira da Toca e a trilha de bike – ou de carro para os menos preparados fisicamente – até a paradisíaca Praia de Castelhanos, localizada na deserta face leste da ilha, são ótimas opções. Vale conferir também, as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete.

Ilhabela possui uma área de 346 km², sendo 140 km de costa, incluindo 45 praias. A Mata Atlântica abrange 85% do município e integra o Parque Estadual protegido pelo Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Essa condição natural privilegiada permite que a cidade esteja voltada para o ecoturismo durante os 365 dias do ano. A fauna e flora de Ilhabela estão na lista de atrações imperdíveis. São 3 000 espécies de aves marinhas e migratórias que passam anualmente pela região.

As férias escolares, de carona com a Ilhabela Sailing Week, vão agitar a Capital Nacional da Vela no mês de julho, com uma série de eventos organizados pela prefeitura que também promoverá o 1º Ilhabela Boat Week, de 2 a 12 de julho, no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, além da programação cultural da Vila, o centro histórico da cidade.

“Temos um calendário intenso, repleto de eventos, com programação ao longo de todo ano, afinal a indústria de Ilhabela é o turismo e seu fomento é a garantia de empregos. O mês de julho é impulsionado pela Ilhabela Sailing Week, que movimenta as demais atrações da temporada”, destaca o prefeito Toninho Colucci. A FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, o 1º Vento Festival e o tradicional Festival da Tainha, na Praia Grande, sul da cidade, complementam o programa de inverno.

Fotos Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas