Intermarine transforma estande em museu no São Paulo Boat Show 2020

0
461
Imagem: Rogério Pallatta

São Paulo Boat Show AO VIVO: inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações: bit.ly/2xECsLE

Desde 1973, muita água rolou até que a Intermarine se tornasse o estaleiro que que é hoje. Nesta 23ª edição do São Paulo Boat Show, a marca resolveu fazer algo de diferente: mostrar ao público quais foram os passos que colocaram a Intermarine no mapa da navegação internacional. Ao longo do estande, cartazes e maquetes de grandes sucessos do estaleiro fomentam sua trajetória.

Imagem: Rogério Pallatta

Fundada em 1973 por Dirceu Fontoura, a Intermarine representava uma empreitada de pequena escala, mas já promissora, chamando a atenção dos aficionados por embarcações na época.

Começando com a produção da Panther 33, no mesmo ano, o primeiro barco produzido pela Intermarine, também foi a primeira lancha esportiva na faixa de 10 metros de comprimento a ser fabricada em série no Brasil. Com dois motores Volvo Penta de 200 hp, chegava a velocidade de 38 nós e se tornou o sinônimo do Offshore no país.

No entanto, em 1984, Fontoura buscava um novo dono para o negócio. Gilberto Ramalho, já cliente da Intermarine e amigo de Fontoura, assumiu o desafio. Era um apaixonado pelo mar e costumava navegar a bordo da Panther, que reinou nos mares brasileiros nas décadas de 70 e 80 como lancha de alta performance.

Já no ano seguinte, em 1985, Gilberto convida o renomado yacht designer Luiz de Basto para projetar um modelo open cruiser de 53 pés. Nascia, assim, a Oceanic 53 Offshore. Nos anos seguintes, em um modelo após o outro, a Intermarine torna-se uma fábrica de produção de sucessos em série.

De um estaleiro promissor a uma das maiores fabricantes de iates de luxo da América Latina. Um tempo depois, em 2004, a Intermarine ampliou sua estrutura, inaugurando uma sede com uma planta de 50m², em Osasco, lugar onde está até hoje.

Leia também

» Real Powerboats entrega conceito e conforto na nova 40 pés lançada no São Paulo Boat Show

» Regatta inaugura loja conceito em São Paulo, totalmente focada em uma melhor experiência de compra do consumidor

» Triton 470 Fly é um dos destaques do São Paulo Boat Show 2020. Conheça

Desde então, a mentalidade do estaleiro é pautar-se pelo melhor de dois mundos, unindo o artesanal à tecnologia. Os sonhos são esculpidos na fábrica e povoam o imaginário dos amantes do mundo náutico espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Relembre alguns ícones da Intermarine:

Intermarine 55, barco de 1997

Esse modelo, apesar de seu peso e tamanho, se destacou por oferecer uma navegação precisa, mesmo em mares mais agitados.

Intermarine 740 Full, barco de 2001

A revista Náutica, à época, definiu o conceito desse barco assim: “Um barco com performance de lancha e conforto de yacht”.

Intermarine 60, barco de 2011

A Intermarine 60 foi o resultado de um projeto ambicioso que nasceu da ideia de unir design inovador, alto desempenho e diferentes níveis de customização.

São Paulo Boat Show 2020

Quando? De 19 a 24 de novembro
Dias de semana das 15h às 22h
Finais de semana das 13h às 22h
Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br

Por Gustavo Baldassare, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Audi