Inspeção dos barcos para a 30ª Refeno teve início nesta segunda-feira (17)
As embarcações que vão participar da 30ª Regata Recife-Fernando de Noronha começaram a ser inspecionadas pela Marinha a partir desta segunda-feira (17). O agendamento deve ser feito através do e-mail [email protected] e as vistorias acontecem até o dia 26 de setembro, a partir das 9h30.
A Marinha do Brasil reforça a importância de os itens de segurança estarem todos inspecionados dentro do prazo de validade para as embarcações que vão disputar a Refeno 2018. Neste ano, a partida será no dia 29 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife.
O grande e principal objetivo é tornar a disputa ainda mais segura. Para isso, alguns elementos precisam estar em perfeito funcionamento para que não haja maiores problemas.
Este ano, a Marinha do Brasil, através do 3º Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), acatou o pedido do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e confirmou substituição do Rádio HF (SSB) para a 30ª edição da Regata. Com a mudança, as embarcações participantes da Refeno poderão substituir o SSB por telefone satelital (Iridium ou Inmarsat).
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Outras sugestões feitas pelo Cabanga também foram acatadas:
- Cartas Náuticas – Será aceito um Sistema de Cartas Eletrônicas (Eletronic Chart System – ECS), instalado no aparelho de GPS/Chartplotter, como atendendo as exigências deste requisito com relação a existência de cartas a bordo;
- Epirb – Deverão ser dotadas de EPIRB registrados, podendo ser de acionamento manual (não precisará de casulo);
- Artefatos Pirotécnicos – Redução dos artefatos pirotécnicos passando a ser: 04 foguetes manuais estrela vermelha com paraquedas, 02 fachos manuais luz vermelha e 02 sinais fumígenos flutuante laranja;
- Coletes salva vidas – As embarcações poderão ser dotadas do colete classe II, no modelo canga ou jaleco, em substituição aos classe I, homologados pela DPC;
- Quadros – Ficam dispensadas da dotação dos quadros previstos no item 0421 da NORMAM-03/DPC. Entretanto, devem ter a bordo um exemplar atualizado do RIPEAM-72;
- A Marinha também acrescentou algumas exigências sugeridas pelo Cabanga: I) As embarcações deverão ser dotadas de dois ferros (âncoras) e cabos ou amarra com um mínimo de 50 metros de comprimento para um dos ferros e um mínimo de 20 metros para o outro e II) Dois baldes com capacidade de pelo menos nove litros, providos de cabo de pelo menos 6mm de diâmetro e 2 metros de comprimento.
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