Inovação Volvo Penta

0
3534

A Volvo Penta, fabricante sueca de motores, aproveitou o boat show de Miami para apresentar sua nova propulsão de centro-rabeta, a Forward Drive (FWD). Inspirado no sistema IPS da Volvo, a FWD tem hélices contrarrotantes, ou seja, ela fica posicionada para a proa do barco e não para a popa como nos sistemas de rabeta comuns.

A Volvo Penta desenvolveu o novo propulsor especialmente para o mercado americano de lanchas de esqui e wake. O sistema é uma opção aos motores de centro V-Drive, muito usado neste tipo de lancha. O novo propulsor oferece diversas vantagens para os praticantes de esqui e wake, uma delas é o controle das marolas pelo trim da rabeta. Outra vantagem é o melhor controle das manobras e resposta dos comandos que os motores centro-rabeta oferecem.

Segundo informações da área de engenharia da Volvo, inicialmente o propulsor  FWD deve atender somente os motores esportivos a gasolina. A Volvo Penta não divulga as potências que a rabeta FWD suporta e nem o preço da propulsão. Também não há previsão de chegada do FWD em outros mercados que não o americano.

No lançamento a Volvo Penta afirmou que a nova tecnologia tem como objetivos facilitar a vida dos usuários de barcos para esqui e wake e atrair mais pessoas para os esportes náuticos.

A rabeta agradou o júri do Miami International Boat Show Innovation Award, o sistema foi o vencedor na categoria Alternate Drive Technology (pods, stern drives).

Veja o vídeo sobre a experiência FWD:

Imagem: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.