Marcas japonesas desenvolvem motores marítimos a hidrogênio

0
1288

A renomada Kawasaki Heavy Industries, a Yanmar Power Technology Co e a Japão Engine Corporation formaram um consórcio de fabricantes de motores japoneses para desenvolver motores marítimos alimentados por hidrogênio.

Os motores que o consórcio tem focado são aqueles específicos para embarcações oceânicas e costeiras. O objetivo dessa inovação, além de proporcionar energia limpa no mercado, é estabelecer uma posição de liderança mundial em tecnologias de motores a hidrogênio.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A notícia foi liberada em abril desse ano, e a maior motivação foi a necessidade crescente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Com essa realidade prejudicial ao ambiente em pauta, as maiores empresas do ramo de motores têm enfrentado essa necessidade urgente de reinvenção — a exemplo desse consórcio.

A esperança é de que os motores marítimos façam a transição para vários combustíveis alternativos nos próximos anos. Entre as muitas alternativas, o hidrogênio está atraindo interesse global por sua aplicação em uma ampla gama de setores industriais de energia e mobilidade como um combustível que oferece emissões zero.

Ao cooperar em tecnologias fundamentais comuns, como experimentos básicos e análises sobre combustão de hidrogênio, materiais e técnicas de vedação, bem como requisitos da sociedade de classificação, cada empresa tem como objetivo trazer motores movidos a hidrogênio ao mercado até 2025.

Leia também

» Empresa estadunidense apresenta projeto de lancha de 27 pés com hidrofólio

» Jogador de futebol americano Tom Brady compra lancha de US$ 6 milhões

» 50ª edição do Newport International Boat Show tem data para acontecer nos EUA

A Kawasaki Heavy Industries desenvolverá motores de 4 tempos de média velocidade, a Yanmar Power Technology se concentrará em motores de 4 tempos de média e alta velocidade e a Japan Engine Corporation embarcará no desenvolvimento de motores de 2 tempos de baixa velocidade.

Todos os três desenvolvimentos simultâneos irão aprimorar a linha de produtos de motores de propulsão e auxiliares (geradores) para uma ampla variedade de embarcações. Além disso, um sistema de armazenamento e abastecimento de hidrogênio combustível será desenvolvido como parte do sistema integrado de hidrogênio combustível.

Ao desenvolver tecnologias avançadas de motores marítimos a hidrogênio com base nos motores diferenciados e com rápido lançamento no mercado, o consórcio contribuirá, também, para a indústria de construção naval japonesa.

Outro objetivo essas 3 grandes empresas, trabalhando juntas, é revitalizar a indústria marítima japonesa e concretizar uma sociedade sustentável, promovendo a adoção da tecnologia de motores movidos a hidrogênio para embarcações marítimas.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Hindy - Rifaina