Incentivo

Por: Redação -
05/05/2015

O Veleiros do Sul foi o anfitrião em Porto Alegre do evento das assinaturas de convênios com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para projetos de formação de atletas no Rio Grande do Sul. O encontro realizado nesta quinta-feira (30) oficializou a liberação de recursos para os clubes Veleiros do Sul, Grêmio Náutico União e Sogipa e teve a presença do ministro do Esporte George Hilton que destacou a importância destas instituições para massificar a prática esportiva no país.

“O Ministério tem nesses parceiros as peças fundamentais para transformar o Brasil em uma grande potência esportiva. Os clubes são a base principal da propagação dos esportes. As federações e confederações estão mais focadas nos atletas profissionais, de alto rendimento. Os clubes têm a visão de chegar à base, cooptar a criança e prepará-la”, comentou George Hilton. O ato de descentralização de recursos para a formação de atletas nos clubes selecionados no Edital nº 1 de Chamamentos Internos de Projetos (chamada pública) da CBC destinou ao Veleiros do Sul o valor de R$ 1.202.010,95.

A Comodoria do Veleiros do Sul liderada por Eduardo Ribas foi a anfitriã do evento. A cerimônia iniciou por volta das 20 horas no salão social do Clube. Na mesa das autoridades estavam presentes, além do ministro Hilton e do comodoro Ribas, o Diretor de Formação de Atletas da CBC, Fernando M. de Matos Cruz, o presidente da CBC, Jair Alfredo Pereira, os presidentes da Sogipa, Ricardo Schwarz e do Grêmio Náutico União Francisco, Miguel Schimidt, os deputados federais, Carlos Gomes e João Derly, e o deputado estadual Sérgio Peres.

O presidente Jair Pereira abriu a cerimônia e falou sobre o trabalho desenvolvido pela CBC a descentralização dos recursos para o esporte. O Comodoro Ribas foi o primeiro dos dirigentes de clubes a falar. Ele explicou a destinação da verba para o projeto esportivo olímpico e contou sobre a tradição do VDS na vela nacional. “Nosso projeto é para a formação de atletas das classes de base, intermediárias e olímpicas. Para isso, contamos agora com essa importante ajuda que nos permitirá a aquisição de materiais e equipamentos, barcos completos que atendam o propósito do projeto. Estamos adquirindo 25 barcos importados e com isso poderemos fornecer um equipamento novo e em igualdade com outros países. É um esporte que acaba tendo uma dificuldade de ampliação da base, por questões de custos”, explicou Ribas que também agradeceu ao comodoro Cícero Hartmann, presente no evento, por ter iniciado o convênio com a CBC.

O destaque da noite também foi o velejador Tiago Quevedo, 14 anos, bicampeão brasileiro de Optimist pelo VDS que falou em nome dos atletas. “Em nome dos velejadores do Veleiros do Sul gostaria de manifestar o nosso agradecimento ao Ministério dos Esportes e à Confederação Brasileira de Clubes por este apoio ao nosso esporte. Neste ano me tornei bicampeão brasileiro de Optimist, que é a classe base da vela de competição. O apoio do meu clube foi fundamental para essa conquista. Na força de clubes como o nosso está a formação de base e olímpica”, disse o jovem campeão da vela. A cerimônia foi encerrada com a entrega dos cheques simbólicos das verbas.

Foto: Ricardo Pedebos

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio