Abençoada pela natureza, Ilhabela se destaca como o “paraíso do home office”

04/06/2021
Ilhabela, a capital da Vela, paraíso do home office | Foto Marcio Dufranc

Já que o trabalho é virtual, por que não fazê-lo a partir de um endereço com uma bela vista, com a possibilidade de uma pausa para pedalar, velejar, fazer um passeio ecológico ou simplesmente caminhar pela praia quando o expediente acabar? Essa é a proposta de Ilhabela, a Capital da Vela, no litoral de norte de São Paulo, que lançou recentemente a campanha “Ilhabela Anywhere Office, o Paraíso do Trabalho Remoto”.

Trabalhar remotamente não significa apenas desenvolver atividades profissionais em casa. Afinal, nem toda casa tem uma estrutura adequada para isso e muitas residências sofrem com questões como o barulho dos vizinhos e a bagunça das crianças. A partir desse contexto, entrou em pauta um modelo de trabalho realizado em ambientes flexíveis, como espaços de coworkings, bibliotecas, cafés ou qualquer lugar onde a pessoa se sentir mais à vontade. Vem daí a expressão anywhere office, que na tradução para o português é como “escritório em qualquer lugar”.

O executivo de vendas Felippe Virardi: o escritório é na praia

Como tudo o que é bom pode ser melhorado, a procura por ambientes flexíveis, dentro do conceito de anywhere office, fez com que se intensificassem as viagens para lugares onde se pode estar em contato natureza, e ao mesmo tempo mantendo o distanciamento.

De acordo com levantamento da Booking.com, dois em cada cinco brasileiros (44%) estão interessados em combinar trabalho com férias, e quase metade (47%) fez isso ao menos uma vez em 2020. Para 63% dos brasileiros, a praia é o melhor lugar para trabalhar sob o conceito de anywhere office, enquanto 56% desejam ficar em um lugar de natureza.

A famosa praia do Bonete, em Ilhabela | Foto Márcio Bortolusso

Foi exatamente por reunir o melhor desses dois mundos (praias e mata com flora diversificada) — além de possuir o selo Safe Travel, que garante a cidade como um destino que adota todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 — que a prefeitura de Ilhabela, por meio de sua Secretaria de Turismo, decidiu lançar a campanha “Ilhabela Anywhere office, o Paraíso do Trabalho Remoto”, que tem como mote a frase “Meu escritório é na praia!”, à qual se poderia acrescentar: “E na natureza também”, uma vez que a cidade reúne várias opções de passeios ecológicos, com atividades como vela, trilhas a pé, canoagem, stand-up paddle, mergulho e avistamento de aves e baleias.

Abençoada pela natureza, com lindas praias urbanas de um lado, ainda selvagens do outro, mais de 40 cachoeiras e uma exuberante Mata Atlântica em todo o resto, a Capital da Vela é tão bonita que juntou substantivo e adjetivo numa só palavra, criando uma expressão que soa como sinônimo de paraíso: Ilhabela.

Os mergulhadores amam as suas águas, os amantes da natureza adoram fazer trilhas pela Mata Atlântica e os visitantes em geral babam com suas mais de 50 praias. Nesse cenário, sediar o maior evento náutico da América Latina — a tradicional Semana de Vela de Ilhabela — é apenas mais um detalhe. Por tudo isso, não pode haver lugar mais perfeito do que esse para se trabalhar remotamente.

O inesquecível por do sol em Ilhabela | Foto Marcio Dufranc

“Aqui as pessoas têm mais inspiração, novas conexões, novos insights, novas paisagens, novas experiências e o trabalho se torna muito mais produtivo”, diz a Secretária de Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, segundo a qual é possível começar o dia dando uma pedalada na orla, uma corrida na praia ou praticando a canoa havaiana, e depois iniciar o home office.

Foi o que motivou o empresário e velejador Mark Essle a buscar acolhimento em Ilhabela, em meio ao novo agravamento da pandemia, na chamada segunda onda. “A qualidade de vida é outra. Você engata no ritmo caiçara, isso faz bem para a alma”, conta ele, feliz tanto pelas paisagens que emolduram suas janelas como pela infraestrutura que encontrou na ilha, que lhe permite conciliar férias e trabalho.

O empresário e velejador Mark Essle

Outro que se deixou seduzir por esse paraíso de trabalho remoto foi o executivo de vendas Felippe Virardi. “Eu passo a semana aqui, tenho toda estrutura para trazer o meu escritório e meus clientes e meus clientes continuam sendo bem atendidos”, garante.

“No fim da tarde, ainda há a alternativa de dar uma chegadinha no mar para um mergulho”, acrescenta a Secretária de Turismo de Ilhabela. Lembrando que a cidade, com sua conhecida estrutura turística completa, oferece ótimos hotéis e pousadas para quem deseja fazer o trabalho remoto, além do wifi gratuito com bom sinal, dando oportunidade a empresários, profissionais liberais e a empresas que preocupam com o bem-estar de seus funcionários de aliar férias e trabalho.

Vale dizer também que — como as escolas estão no modelo híbrido — é possível que em um ou dois dias da semana as crianças assistam as suas aulas pela internet, podendo assim acompanhar os pais nesses dias em Ilhabela.

É um programão para toda a família, que vai estar ainda mais conectada entre si e conectada com a natureza da ilha. No Brasil, os destinos dessa migração são muitos. Mas, em matéria de anywhere office, ninguém é páreo para Ilhabela.

Para saber mais, conecte-se com Ilhabela pelas redes sociais
Instagram: @turismoilhabela
Facebook: facebook.com/turismoilhabela/
Youtube: Turismo Ilhabela
Site da campanha: ilhabelaanywhereoffice.com.br
Site do Turismo: turismoilhabela.com

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024