Abençoada pela natureza, Ilhabela se destaca como o “paraíso do home office”

0
1604
Ilhabela, a capital da Vela, paraíso do home office | Foto Marcio Dufranc

Já que o trabalho é virtual, por que não fazê-lo a partir de um endereço com uma bela vista, com a possibilidade de uma pausa para pedalar, velejar, fazer um passeio ecológico ou simplesmente caminhar pela praia quando o expediente acabar? Essa é a proposta de Ilhabela, a Capital da Vela, no litoral de norte de São Paulo, que lançou recentemente a campanha “Ilhabela Anywhere Office, o Paraíso do Trabalho Remoto”.

Trabalhar remotamente não significa apenas desenvolver atividades profissionais em casa. Afinal, nem toda casa tem uma estrutura adequada para isso e muitas residências sofrem com questões como o barulho dos vizinhos e a bagunça das crianças. A partir desse contexto, entrou em pauta um modelo de trabalho realizado em ambientes flexíveis, como espaços de coworkings, bibliotecas, cafés ou qualquer lugar onde a pessoa se sentir mais à vontade. Vem daí a expressão anywhere office, que na tradução para o português é como “escritório em qualquer lugar”.

O executivo de vendas Felippe Virardi: o escritório é na praia

Como tudo o que é bom pode ser melhorado, a procura por ambientes flexíveis, dentro do conceito de anywhere office, fez com que se intensificassem as viagens para lugares onde se pode estar em contato natureza, e ao mesmo tempo mantendo o distanciamento.

De acordo com levantamento da Booking.com, dois em cada cinco brasileiros (44%) estão interessados em combinar trabalho com férias, e quase metade (47%) fez isso ao menos uma vez em 2020. Para 63% dos brasileiros, a praia é o melhor lugar para trabalhar sob o conceito de anywhere office, enquanto 56% desejam ficar em um lugar de natureza.

A famosa praia do Bonete, em Ilhabela | Foto Márcio Bortolusso

Foi exatamente por reunir o melhor desses dois mundos (praias e mata com flora diversificada) — além de possuir o selo Safe Travel, que garante a cidade como um destino que adota todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 — que a prefeitura de Ilhabela, por meio de sua Secretaria de Turismo, decidiu lançar a campanha “Ilhabela Anywhere office, o Paraíso do Trabalho Remoto”, que tem como mote a frase “Meu escritório é na praia!”, à qual se poderia acrescentar: “E na natureza também”, uma vez que a cidade reúne várias opções de passeios ecológicos, com atividades como vela, trilhas a pé, canoagem, stand-up paddle, mergulho e avistamento de aves e baleias.

Abençoada pela natureza, com lindas praias urbanas de um lado, ainda selvagens do outro, mais de 40 cachoeiras e uma exuberante Mata Atlântica em todo o resto, a Capital da Vela é tão bonita que juntou substantivo e adjetivo numa só palavra, criando uma expressão que soa como sinônimo de paraíso: Ilhabela.

Os mergulhadores amam as suas águas, os amantes da natureza adoram fazer trilhas pela Mata Atlântica e os visitantes em geral babam com suas mais de 50 praias. Nesse cenário, sediar o maior evento náutico da América Latina — a tradicional Semana de Vela de Ilhabela — é apenas mais um detalhe. Por tudo isso, não pode haver lugar mais perfeito do que esse para se trabalhar remotamente.

O inesquecível por do sol em Ilhabela | Foto Marcio Dufranc

“Aqui as pessoas têm mais inspiração, novas conexões, novos insights, novas paisagens, novas experiências e o trabalho se torna muito mais produtivo”, diz a Secretária de Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, segundo a qual é possível começar o dia dando uma pedalada na orla, uma corrida na praia ou praticando a canoa havaiana, e depois iniciar o home office.

Foi o que motivou o empresário e velejador Mark Essle a buscar acolhimento em Ilhabela, em meio ao novo agravamento da pandemia, na chamada segunda onda. “A qualidade de vida é outra. Você engata no ritmo caiçara, isso faz bem para a alma”, conta ele, feliz tanto pelas paisagens que emolduram suas janelas como pela infraestrutura que encontrou na ilha, que lhe permite conciliar férias e trabalho.

O empresário e velejador Mark Essle

Outro que se deixou seduzir por esse paraíso de trabalho remoto foi o executivo de vendas Felippe Virardi. “Eu passo a semana aqui, tenho toda estrutura para trazer o meu escritório e meus clientes e meus clientes continuam sendo bem atendidos”, garante.

“No fim da tarde, ainda há a alternativa de dar uma chegadinha no mar para um mergulho”, acrescenta a Secretária de Turismo de Ilhabela. Lembrando que a cidade, com sua conhecida estrutura turística completa, oferece ótimos hotéis e pousadas para quem deseja fazer o trabalho remoto, além do wifi gratuito com bom sinal, dando oportunidade a empresários, profissionais liberais e a empresas que preocupam com o bem-estar de seus funcionários de aliar férias e trabalho.

Vale dizer também que — como as escolas estão no modelo híbrido — é possível que em um ou dois dias da semana as crianças assistam as suas aulas pela internet, podendo assim acompanhar os pais nesses dias em Ilhabela.

É um programão para toda a família, que vai estar ainda mais conectada entre si e conectada com a natureza da ilha. No Brasil, os destinos dessa migração são muitos. Mas, em matéria de anywhere office, ninguém é páreo para Ilhabela.

Para saber mais, conecte-se com Ilhabela pelas redes sociais
Instagram: @turismoilhabela
Facebook: facebook.com/turismoilhabela/
Youtube: Turismo Ilhabela
Site da campanha: ilhabelaanywhereoffice.com.br
Site do Turismo: turismoilhabela.com

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Multinautica